PSI-20 de volta ao vermelho. Grupo EDP pressiona
A bolsa nacional pode ter recuperado na sessão anterior. Mas esta tendência não se manteve. O PSI-20 abriu abaixo da linha de água, mais uma vez pressionado pelo grupo EDP.
Mais uma sessão morna para a bolsa nacional. O PSI-20 abriu com poucas alterações, logo abaixo da linha de água, mantendo a mesma tendência registada na sessão anterior. O grupo EDP volta a pressionar a praça lisboeta. Destaque negativo também para as perdas do peso pesado Jerónimo Martins.
O principal índice português, o PSI-20, abriu a cair 0,08% para 5.239,60 pontos. A bolsa nacional é, mais uma vez, penalizada pela queda da EDP, com a energética a ceder 0,16%. Isto depois de ter caído mais de 5% na segunda-feira, no dia em que as ações negociaram sem direito ao dividendo. O cenário repete-se nos títulos da EDP Renováveis, que caem 0,61%.
A Galp Energia também arrancou a subir muito ligeiramente. Ganhos que deram lugar a perdas nos primeiros minutos de negociação. A petrolífera cede 0,14% para 14,48 euros. A retalhista Jerónimo Martins também está a manter o PSI-20 abaixo da linha de água, caindo 0,17% na abertura, para 17,36 euros.
Do lado dos ganhos, a Corticeira Amorim sobe 0,04%, depois de o BPI ter revisto em alta o preço-alvo para o final de 2017, de 10,20 euros para 11,60 euros, “reflexo da revisão do resultado por ação e de uma menor dívida líquida”, explicam os analistas do banco.
O comportamento das restantes praças europeias deve manter-se em linha com o que está a acontecer no mercado nacional: poucas alterações. O Stoxx 600 desce 0,2% .”A época de resultados aproxima-se do seu fim, mas hoje os investidores ainda deverão reagir aos resultados divulgados pela Vodafone e pela easyJet“, dizem os analistas do BPI.
“Por outro lado, informações de caráter macroeconómico também estarão no foco das atenções, bem como o comportamento do preço do petróleo que tem sido bastante acompanhado nos últimos dias”, acrescentam.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSI-20 de volta ao vermelho. Grupo EDP pressiona
{{ noCommentsLabel }}