Custo do trabalho acelera e sobe 4,9% no terceiro trimestre

Tanto os custos salariais como os outros custos do trabalho aumentaram, nomeadamente devido à desaceleração do número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador.

O custo do trabalho acelerou no terceiro trimestre, ao aumentar 4,9% face ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira. A subida surge à boleia do aumento dos custos salariais, mas também de outros custos, que incluem acidentes de trabalho e contribuições patronais, que avançaram 6,2%.

A subida do índice do custo de trabalho, de 4,9%, compara com um avanço de 3,7% registado no trimestre anterior. Enquanto os custos salariais (por hora efetivamente trabalhada) aumentaram 4,6%, os outros custos (também por hora efetivamente trabalhada) aumentaram 6,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo o INE, nos outros custos destacam-se os “acidentes de trabalho e as contribuições patronais, e pela normalização do pagamento desta última componente à Segurança Social por parte das empresas que aderiram a regimes extraordinários”.

Ainda assim, este acréscimo mais acentuado em ambas as componentes deve-se “essencialmente à forte desaceleração do número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador, em todas as atividades, em relação ao trimestre anterior”.

Destaca-se ainda para a evolução do índice o aumento de 6,3% no custo médio por trabalhador e a subida de 1,6% no número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador. No custo por trabalhador, a “maior variação foi registada na Construção (7,8%) e a menor na Administração Pública (6,1%)”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custo do trabalho acelera e sobe 4,9% no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião