E o prémio Inovação COTEC vai para… uma máquina disruptiva

  • Juliana Nogueira Santos
  • 16 Maio 2017

A ADIRA AM, vencedora do Prémio Inovação COTEC, é uma máquina de fabrico aditivo de peças metálicas de grande dimensão, que utiliza duas tecnologias de fabrico avançadas e disruptivas.

Depois de ter atingido um número recorde de candidaturas, o Prémio Produto Inovação COTEC-ANI 2017 foi entregue à ADIRA com o seu produto ADIRA AM, uma máquina de fabrico aditivo de peças metálicas de grande dimensão. Eram oito os finalistas deste galardão, que pretende premiar e divulgar publicamente produtos inovadores desenvolvidos por empresas que operem em Portugal.

A empresa de Vila Nova de Gaia produziu esta máquina inovadora que entrou no mercado com um conceito diferente. A ADIRA AM utiliza duas tecnologias de fabrico avançadas e disruptivas, integradas num mesmo sistema híbrido, “estabelecendo-se assim como um sistema único num setor de grande crescimento”.

Por sua vez, a menção honrosa foi para a Amorim & Irmãos com a tecnologia NDtech. Esta permite a deteção de um aroma a mofo nas rolhas de cortiça natural que não é detetável de outra forma, o que permite não só analisar 10 milhões de rolhas ao longo do ano, mas também possibilita a comercialização de rolhas com garantia TCA ND.

Rolhas com tecnologia NDtech da Amorim Cork.Amorim Cork

Além da categoria principal, o Prémio inclui a distinção “Born From Knowledge”, que se destina a produtos “nascidos do conhecimento”. Este galardão foi entregue à empresa Biosurfit pelo desenvolvimento da spinit-HbA1c, um teste POC para monitorizar diabetes medindo níveis HbA1c no sangue.

As distinções do Prémio Produto Inovação COTEC-ANI 2017 foram entregues esta terça-feira no 14.º Encontro Nacional de Inovação, em Matosinhos. Este contou com a presença do keynote speaker Roland Kupers, coautor do livro “The Essence of Scenarios – Learning from the Shell Experience” e Associate Fellow na Universidade de Oxford.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E o prémio Inovação COTEC vai para… uma máquina disruptiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião