Almofada extra contra crise imobiliária pesa 26 pontos base no rácio de capital do BCP
Medida imposta pelo BdP para criar uma almofada de capital adicional traduz-se "em base proforma num aumento estimado dos requisitos de fundos próprios em 26 pontos base", calcula o BCP.
O BCP informou a CMVM sobre a decisão do Banco de Portugal (BdP) de obrigar os bancos a criarem uma almofada de capital adicional para se protegerem de um eventual choque nos preços das casas, notando que “a reserva para risco sistémico setorial complementa a atual recomendação prudencial e consiste numa medida preventiva para fazer face à eventual materialização de potenciais riscos”.
No comunicado publicado esta sexta-feira, a instituição financeira detalha que “esta decisão de imposição desta medida que visa a constituição de uma reserva para risco sistémico setorial se traduziria em base proforma num aumento estimado dos requisitos de fundos próprios em 26 pontos base”.
Em causa está a constituição de uma reserva de capital adicional que corresponderá a 4% da carteira de empréstimos a particulares que está garantida por imóveis destinados à habitação, que irá obrigar os bancos afetados pela medida a colocarem de lado cerca de 400 milhões de euros.
Na quinta-feira, o CEO do BCP considerou importante o BdP “dar orientações de prudência”, mas Miguel Maya referiu que quando o banco faz o cálculo de capital já tem em conta os cenários mais adversos. Pelo que, sublinhou, a medida anunciada pelo Banco de Portugal “não vai alterar absolutamente nada” no BCP. “Não vai alterar a política de dividendos, nem a política de investimento”, disse o gestor.
Na mesma conferência, o administrador do Novobanco, Luís Ribeiro, calculou que esta medida vai ter um impacto de cerca de 50 milhões de euros. “Foi anunciado que a medida irá ter um impacto entre 50 e 150 milhões, no Novobanco está no limite inferior da banda”, salientou, assegurando que o banco “está muito bem capitalizado”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Almofada extra contra crise imobiliária pesa 26 pontos base no rácio de capital do BCP
{{ noCommentsLabel }}