Lagarde pede mais para o regulador do mercado de capitais da UE
Lagarde sugere conceder mais poderes ao regulador do mercado de capitais da União Europeia, tendo em vista torná-lo no equivalente à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE) defende mais poderes para o regulador do mercado de capitais da União Europeia (UE), tendo em vista torná-lo no equivalente à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês).
A supervisão dos mercados de capitais “permanece em grande parte a nível nacional”, afirmou Christine Lagarde, durante uma conferência esta sexta-feira, citada pela Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês). Uma agência europeia com “um mandato amplo, incluindo supervisão direta”, poderia ajudar a resolver esse problema, acrescentou.
“Criar uma SEC europeia, por exemplo, alargando os poderes da ESMA [Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e dos Mercados], poderia ser a resposta”, sugeriu a presidente do BCE. Questionada pela Bloomberg, fonte oficial do regulador europeu “saúda o apelo ao fortalecimento dos mercados de capitais da UE”, bem como a “sugestão para uma maior supervisão” ao nível do bloco comunitário.
A UE está a trabalhar tendo em vista estreitar os laços entre os mercados financeiros e facilitar aos investidores a mobilização de capital para financiar a reforma da economia da região. Apesar de o regulador europeu ter liderado a implementação de certos projetos, incluindo as regras Mifid do bloco, segundo a Bloomberg, ainda tem poucos poderes comparativamente com outras autoridades europeias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lagarde pede mais para o regulador do mercado de capitais da UE
{{ noCommentsLabel }}