Pensão de sobrevivência já pode ser pedida online à Segurança Social
Pensão de sobrevivência e subsídio por morte tinham de ser solicitados presencialmente até aqui, mas passam a poder ser pedidos online. É mais uma medida de digitalização da Segurança Social.
Já é possível pedir a pensão de sobrevivência e o subsídio por morte sem ter de ir aos serviços presenciais da Segurança Social. A partir desta terça-feira, dia 5 de dezembro, essas prestações podem ser requeridas online, através da Segurança Social Direta.
“Este é mais um passo na revolução digital da Segurança Social para garantir mais eficácia, proximidade e rapidez nas respostas”, sublinha a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, numa nota enviada às redações.
Para avançar com o pedido, os cidadãos têm de aceder à Segurança Social Direta, ir a “Pensões”, selecionar “Pensões e simuladores” e clicar, de seguida, em “Prestações por morte”.
Importa explicar que a pensão de sobrevivência destina-se a compensar os familiares pela perda de rendimentos de trabalho resultante da morte de uma determinada pessoa. Pode ser atribuído ao cônjuge, ex-cônjuge e descentes.
Já o subsídio por morte é pago de uma só vez aos familiares do beneficiário e destina-se a compensar o acréscimo de encargos decorrentes da morte deste, “com o objetivo de facilitar a reorganização da vida familiar.”
A digitalização do processo de solicitação destas prestações sociais é uma das 85 medidas do programa Clic, que representa um investimento de 200 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. “Tem como objetivos prioritários facilitar o relacionamento dos cidadãos com a Segurança Social, eliminar burocracia e aumentar a eficácia da proteção”.
Conforme já escreveu o ECO, apesar da crise políticas, as medidas previstas nesse âmbito deverão avançar, incluindo a atribuição automática do abono de família a partir da primavera do próximo ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pensão de sobrevivência já pode ser pedida online à Segurança Social
{{ noCommentsLabel }}