Centeno, desempregados e jovens qualificados. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
O podcast "Ao trabalho!" leva até si, todas as quintas-feiras, tudo o que precisa saber sobre o que está a fazer mexer o mercado de trabalho nessa semana.
O que está a fazer mexer o mercado de trabalho? Todas as quintas-feiras, o podcast “Ao trabalho” conta-lhe tudo o que precisa saber. Esta semana falamos sobre as recomendações de Mário Centeno sobre o mercado de trabalho, sobre o novo incentivo para os desempregados de longa duração voltarem ao trabalho, sobre os jovens que têm qualificações a mais para os empregos que exercem e ainda sobre a mobilização dos milhões que estão no Fundo de Compensação do Trabalho.
Ouça o episódio no leitor abaixo ou aqui.
Mário Centeno recomenda prudência, quanto aos aumentos salariais do próximo ano. O governador do Banco de Portugal diz que há “poucas razões” para antecipar espirais inflacionistas alimentadas pelos salários na Zona Euro, mas aconselha cautela nos aumentos dos vencimentos. E deixa claro que estes devem ser definidos pelos ganhos de produtividade.
Dos salários para os desempregados, há um novo incentivo para estes voltarem ao mercado de trabalho. Já estão publicadas as regras desta nova medida, que permite aos desempregados de longa duração, que aceitem um novo trabalho, acumularem até 65% do subsídio de desemprego com o novo salário.
Já quanto às habilitações dos jovens portugueses, está a aumentar o número de trabalhadores que têm qualificações a mais para as profissões que exercem. De acordo com os dados divulgados esta semana pela Fundação José Neves, hoje mais de 22% dos jovens têm habilitações a mais para os empregos que exercem.
Por fim, o Fundo de Compensação do Trabalho. O calendário disponibilizado aos parceiros sociais indicava que o dinheiro poderia ser mobilizado a partir do quarto trimestre, mas as regras ainda não tinha sido aprovadas. O Chefe de Estado avançou com a promulgação no arranque deste mês.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centeno, desempregados e jovens qualificados. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
{{ noCommentsLabel }}