Cheque-dentista aumenta para 45 euros e passa a estar disponível nas plataformas digitais do SNS
Alterações entram em vigor a 1 de janeiro, abrangendo cheques-dentista já emitidos mas que ainda não tenha sido utilizados.
Os cheques-dentista, guias que dão acesso cuidados de medicina dentária, terão aumentos a partir do próximo ano, anunciou o Ministério da Saúde esta terça-feira.
O cheque-dentista prevenção, diagnóstico e tratamento aumentará dez euros, para 45 euros, enquanto o cheque-dentista para diagnóstico no âmbito do rastreio e identificação precoce do cancro oral é atualizado para 20 euros, anunciou o Executivo em comunicado. As medidas aplicar-se-ão a partir de 1 de janeiro de 2024, abrangendo cheques-dentista já emitidos mas que não tenham sido utilizados até àquela data.
Importa salientar que o cheque-dentista para acesso a biópsia manter-se-á com o valor de 50 euros.
Para além dos aumentos, são introduzidas novidades no acesso ao cheque que passará a estar disponível na linha e serviços digitais do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24) e também através de profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente, enfermeiros, higienistas orais, médicos especialistas em medicina geral e familiar, saúde pública, estomatologia ou por médicos hospitalares e outras especialidades que acompanham os “utentes beneficiários que integrem populações-alvo específicas”, informa o Ministério da Saúde.
A emissão dos “cheques-dentista prevenção e diagnóstico” para todas as crianças entre os dois e seis anos é anual, automática e desmaterializada.
Os beneficiários do cheque-dentista são as grávidas seguidas no SNS, os beneficiários do Complemento Solidário, crianças e jovens até aos 18 anos, utentes portadores da infeção por VIH/SIDA e utentes com lesão suspeita de cancro oral, lê-se no site do Serviço Nacional de Saúde.
As alterações surgem no âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), coordenado pela Direção-Geral de Saúde (DGS), que visa reforçar estratégias no “âmbito da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento precoce de doenças orais”. Servindo estas medidas para incentivar o acesso e a adesão aos cuidados de saúde oral, “diminuir algumas barreiras de acesso e a revalorizar o cheque-dentista”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cheque-dentista aumenta para 45 euros e passa a estar disponível nas plataformas digitais do SNS
{{ noCommentsLabel }}