Portugal entre 14 países da OCDE onde desemprego aumentou em outubro

Em Portugal, desemprego subiu 0,1 pontos percentuais em outubro. Outros 13 países da OCDE registaram a mesma tendência. Já na Grécia taxa baixou e ficou abaixo dos 10% pela primeira vez desde 2009.

Outubro foi sinónimo de um agravamento em cadeia do desemprego em 14 dos 38 países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), tendo a Dinamarca registado o maior desses aumentos. Portugal está incluído nesse grupo, embora com uma subida ligeira.

“A taxa de desemprego da OCDE manteve-se relativamente estável em 4,9% em outubro de 2023, permanecendo abaixo dos 5% desde julho de 2022“, é adiantado no destaque estatístico publicado esta quarta-feira.

Ainda assim, em termos absolutos, o número de pessoas desempregadas na OCDE atingiu o nível mais elevado em todo o ano de 2023: 33,4 milhões de indivíduos.

A OCDE detalhe que a taxa de desemprego “aumentou em 14 países da OCDE em outubro, ficou inalterada em nove e decresceu em dez”.

Foi a Dinamarca que registou o maior aumento do desemprego. Em causa está uma subida de 0,7 pontos percentuais, passando a taxa de desemprego de 4,7% em setembro para 5,4%.

No topo da tabela, aparece ainda a Colômbia (com uma subida de 0,5 pontos percentuais da taxa de desemprego). Há depois seis países que registaram aumentos de 0,2 pontos percentuais das suas taxas de desemprego em outubro, nomeadamente Itália e Bélgica.

E Portugal aparece logo abaixo. A taxa de desemprego no país passou de 6,6% em setembro para 6,7% em outubro, o que significa que aumentou 0,1 pontos percentuais. Também a Austrália, a Noruega, os Estados Unidos, a Finlândia e a Irlanda verificaram evoluções idênticas desse indicador.

Já no conjunto da Zona Euro, o desemprego estabilizou em 6,5%. Está nesse nível desde fevereiro de 2023, nota a OCDE. Em 12 dos 17 países da área da moeda única que fazem parte da OCDE, o desemprego estabilizou ou aumentou ligeiramente.

Mas houve também recuos assinaláveis: na Grécia, a taxa em questão baixou 0,7 pontos percentuais para 9,6%. Outubro foi o primeiro mês desde agosto de 2009 que a taxa de desemprego grego esteve abaixo da fasquia dos 10%.

Já em Espanha o desemprego manteve-se inalterado em 12%, persistindo como o mais elevado da Zona Euro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre 14 países da OCDE onde desemprego aumentou em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião