Receios dos investidores aliviam. PSI-20 regressa ao verde

  • Rita Atalaia
  • 19 Maio 2017

Depois de uma sessão dominada pelos receios dos investidores em torno do Brasil e dos EUA, o dia é de recuperação. PSI-20 volta a subir, animado pelos ganhos da Galp Energia e da Jerónimo Martins.

Os receios em torno de uma nova crise política no Brasil e uma nova polémica nos EUA aliviaram. Esta melhoria do sentimento permitiu que a bolsa nacional regressasse ao verde, depois de três sessões em queda. O PSI-20 está a apanhar boleia dos ganhos da Galp Energia e da Jerónimo Martins.

O índice de referência nacional, o PSI-20, abriu a subir 0,38% para 5.093,32 pontos no arranque da sessão de Lisboa. “O mercado nacional tem sido influenciado pela performance do mercado brasileiro, já que as alegadas acusações proferidas contra Presidente Brasileiro Michel Temer exacerbaram a incerteza política mundial”, referem os analistas do BPI.

Michel Temer mergulhou o Brasil numa nova crise política ao tornar-se suspeito num esquema de corrupção. Nos EUA, Donald Trump é acusado de ter interferido numa investigação federal. Notícias que arrastaram a bolsa portuguesa para perdas de quase 1% na sessão anterior.

Mas hoje o dia é de recuperação no mercado nacional e europeu, em linha com o que aconteceu em Wall Street, na quinta-feira. Por cá, os ganhos estão a ser determinados pela valorização da Galp Energia, que sobe 0,58%, num dia de subida dos preços do petróleo. Também na energia, a EDP ganha 0,60% para 3,01 euros. Já a EDP Renováveis contraria esta tendência, caindo 0,40% para 6,95 euros.

No retalho, a Jerónimo Martins, outro dos pesos pesados do índice, acelera 0,7%. Ainda, do lado dos ganhos, destaque para os CTT. A empresa de serviços postais sobe 0,11%, no dia em que distribui dividendos aos acionistas, relativos ao exercício de 2016. O valor bruto do dividendo é de 48 cêntimos por ação. BCP, Corticeira Amorim e Mota-Engil acompanham este otimismo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Receios dos investidores aliviam. PSI-20 regressa ao verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião