Quase 14% dos anúncios de emprego são vagas para informáticos

Portugal é dos países da UE onde vagas para informáticos mais pesam no total dos anúncios online de emprego. Só Eslováquia, Chipre, Luxemburgo e Áustria superam a fatia portuguesa.

De todos os anúncios de emprego divulgados online nos países da União Europeia (UE), 8,5% são vagas para especialistas das tecnologias de informação e comunicação. É na Eslováquia que é mais expressiva a fatia de oportunidades nesse setor no total de ofertas. Já Portugal está em quinto lugar nessa tabela. Por cá, 13,7% dos anúncios de empresas procuram informáticos.

“Entre o quarto trimestre de 2022 e o terceiro trimestre de 2022, 8,5% dos anúncios de emprego online na UE foram dirigidos a especialistas das tecnologias de informação e comunicação”, informou esta quinta-feira o Eurostat.

Entre os Estados membros, foi na Eslováquia que a fatia de oportunidades no setor informático foi mais robusta. Nesse país, 16,5% dos anúncios de emprego de empresas estavam à procura destes profissionais.

Seguem-se o Chipre (14,8%), o Luxemburgo (14,7%) e a Áustria (14,4%). E Portugal aparece em quinto lugar na tabela europeia, já que 13,7% dos anúncios publicados por cá foram para especialistas em TIC.

Em contraste, a Eslovénia (3,7%), a Finlândia (4,1%), a Croácia (4,3%), a Dinamarca (5,7%) e a Roménia (6,1%) foram os países europeus onde as vagas para informáticos menos pesaram no total de anúncios publicados online, no período referido.

Os dados divulgados esta manhã permitem ainda perceber que empregos em concreto, dentro do setor informático, são mais populares.

Na UE, 59,1% das vagas para informáticos dirigiam-se especificamente a analistas de software e applications, bem como a software e applications developers. Outros 11% desses anúncios diziam respeito a vagas para técnicos de suporte. E 9,8% eram para profissionais de bases de dados e redes.

De notar que, entre os vários Estados-membros, Portugal registou a maior fatia de vagas de emprego para técnicos de suporte (27%), seguindo-se a Eslováquia (23,5%) e Malta (20,5%).

De acordo com uma análise recente da Manpower, o setor das tecnologias de informação tem das perspetivas de contratação são mais otimistas em Portugal, quanto ao primeiro trimestre do próximo ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase 14% dos anúncios de emprego são vagas para informáticos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião