25% das ações negociadas na Europa já são zero carbono
Graças ao centro de dados em Bergamo, alimentado por energia 100% renovável, as negociações desta bolsa passaram a ser isentas de carbono, representando 25% do volume negociado na Europa.
A Euronext tem em curso várias medidas que a permitem não só a acelerar a neutralidade carbónica na sua operação, mas também nas próprias empresas que agrega enquanto bolsa de valores.
Na verdade, de acordo com Isabel Ucha, 25% do volume de ações negociadas na Europa já são isentas de carbono, isto graças ao centro de dados de Aruba, em Bérgamo, Itália, onde está armazenada a plataforma de negociação de ações da Euronext. Este data center é alimentado por energias 100% renováveis.
“Existe um grande impacto ambiental no consumo de energia de data centers. O nosso, em Bérgamo, é alimentado por energia hídrica o que faz com que cerca de 25% do trading de ações na Europa já sejam zero em carbono”, sublinhou a CEO da Euronext Lisboa, esta quinta-feira, durante o encontro anual do Conselho da Diáspora Portuguesa.
O marco foi alcançado no ano passado. No dia 6 de junho de 2022, a Euronext deu por concluída a deslocação do seu centro de dados de Basildon, no Reino Unido para Bergamo em apenas 14 meses.
Os cerca de 300 servidores do Auba Cloud Data Center são alimentados por fontes 100% renováveis, usando a água subterrânea como a principal fonte de energia de arrefecimento. A energia limpa que consome é produzida por uma central hidroelétrica no rio Brembo.
No painel que integrou e no qual foram abordados temas ligados à sustentabilidade e aos critérios ESG (ambiente, social e governança) nas organizações internacionais, Isabel Ucha indicou ainda que, além da Euronext, outras empresas conseguem beneficiar deste centro de dados, permitindo que também estas aliviem a pegada carbónica das suas operações.
“Muitos bancos usam o nosso centro de dados para as suas próprias plataformas de negociações. Também eles estão a beneficiar desta energia renovável”, acrescentou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
25% das ações negociadas na Europa já são zero carbono
{{ noCommentsLabel }}