EDP vende 51,3% do défice tarifário por 1,1 mil milhões
Há três dias a energética já havia divulgado que fechou a venda de 898 milhões de euros do défice tarifário de 2024 à Tagus.
A EDP acordou a venda de 51,3% do défice tarifário de 2024, por um montante de 1,1 mil milhões de euros. A venda, realizada através da comercializadora do mercado regulado SU Eletricidade – detida a 100% pela EDP –, deverá processar-se em três transações individuais, indica num comunicado publicado na página do regulador dos mercados.
“Este défice tarifário resultou do diferimento por cinco anos da recuperação do diferencial de custo a suportar pela SU em 2024, incluindo os ajustamentos dos 2 anos anteriores (2022 e 2023)”, escreve a elétrica, na mesma nota. Estes ajustamento estão relacionados com a compra de eletricidade a produtores que beneficiam de regimes de remuneração garantida ou outros regimes subsidiados.
Há três dias a energética já havia divulgado que fechou a venda de 898 milhões de euros do défice tarifário de 2024 à Tagus – Sociedade de Titularização de Créditos, de acordo com a empresa em comunicado.
De acordo com o divulgado pelo regulador da energia em outubro, o valor da dívida tarifária aumentou em 1.717 milhões de euros, para um valor, em 2024, de 1.995 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP vende 51,3% do défice tarifário por 1,1 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}