Portugal supera em 160% meta de eficiência energética para 2023

Ainda segundo o relatório de progresso do Plano de Poupança de Energia, entre agosto de 2022 e novembro de 2023 o país registou uma redução no uso do gás de 21,7%, face à média histórica.

O 15º relatório de progresso do Plano de Poupança de Energia (PPE 2022-2023) indica que Portugal superou em 159,6% a meta de eficiência energética estabelecida para 2023.

Ainda segundo o mesmo relatório, entre agosto de 2022 e novembro de 2023, registou-se uma redução no uso do gás de 21,7%, face à média histórica dos últimos cinco períodos homólogos. A meta inscrita no “Regulamento do Gás” apontava para uma redução de 15% até março de 2023.

O decréscimo fez-se sentir fortemente na vertente de consumo convencional, com uma redução de 23,1%, ao passo que na componente de consumo, devido à produção de energia através das centrais termoelétricas, foi verificado uma diminuição de 19,5%. No setor dos centros comerciais, o consumo de gás natural e de energia elétrica também registou reduções significativas, de 39,7% e 12,9%, respetivamente.

No entanto, nem todos os resultados são positivos. No âmbito dos avisos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), as medidas implementadas encontram-se a 41,2% da meta traçada até ao final do ano 2023.

Em outubro foi realizada a terceira reunião da Comissão de Acompanhamento do Plano de Poupança de Energia, constituída pela ADENE, Direção Geral de Energia e Geologia e o operador da rede de distribuição, a REN. Esta reunião marcou um ano de implementação e monitorização.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal supera em 160% meta de eficiência energética para 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião