Hoje nas notícias: Marcelo, Sonangol e médicos

  • ECO
  • 26 Dezembro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Mais de metade dos portugueses defende a demissão de Marcelo Rebelo de Sousa caso fique provada a sua interferência no caso das gémeas luso-brasileiras. Por outro lado, documentos revelaram que a petrolífera Sonangol foi forçada pelo Governo angolano a entrar no capital do Millennium BCP em 2007. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta terça-feira.

Maioria defende demissão de Marcelo caso se prove cunha no caso das gémeas

Cerca de 58,9% dos portugueses consideram que Marcelo Rebelo de Sousa meteu uma “cunha” para o tratamento com o medicamento das gémeas luso-brasileiras, revela o barómetro Intercampus para o CM/CMTV. Caso a interferência fique provada, 61,7% dos inquiridos defende a demissão do Presidente da República. Por outro lado, apenas 26,5% considera que Marcelo é o principal culpado do caso.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Sonangol foi forçada a ser acionista do BCP

A petrolífera Sonangol foi forçada pelo Governo angolano, presumivelmente pelo ex-Presidente José Eduardo dos Santos, a entrar no capital do Millennium BCP em 2007. Assim, a participação no banco português foi de natureza política e não de índole financeira. Esta conclusão está presente num documento sobre a regeneração da petrolífera, datado de 24 de agosto de 2020, a que o Jornal de Negócios teve acesso. A Sonangol conta atualmente com uma posição de 19,49% no banco.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Número de médicos aposentados em 2023 volta a bater recorde

Em 2023 reformaram-se 822 médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mais 40 do que em 2022. Este valor ultrapassa a previsão do Governo, que apontava para que menos de 700 profissionais saíssem do ativo este ano. A previsão é que o número de aposentações continue a aumentar nos próximos dois a três anos. Os especialistas pedem um SNS mais capaz de fixar e captar profissionais.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Famílias gastam mais 10% em compras em dezembro do que com 2022

Apesar das taxas de juro altas no crédito à habitação ou da inflação, nos primeiros 20 dias de dezembro os portugueses fizeram mais pagamentos com cartão do que em 2022. Segundo dados do Reduniq Insights, o aumento foi de 14% em relação ao período homólogo, registando-se também um avanço de 10% na faturação total. Entre os setores que mais “pesaram” nas contas das famílias portuguesas está o dos supermercados, moda e restauração.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Mais de 43 mil bebés com direito a cartão do cidadão gratuito

Entre 1 de junho e 1 de novembro, mais de 43 mil recém-nascidos beneficiaram da gratuitidade do cartão de cidadão, segundo dados do Ministério da Justiça. Em causa está uma medida que isenta do pagamento de 7,50 euros todas as crianças até um ano. Para além do registo após o nascimento, é possível ainda fazer o primeiro cartão de cidadão na maioria dos hospitais do país. Este serviço está a funcionar em 44 unidades e maternidades.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Marcelo, Sonangol e médicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião