Hoje nas notícias: Seguros de saúde, hotéis e dívidas

  • ECO
  • 9 Janeiro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Inflação e aumento da frequência de sinistros levam a aumento “brutal” dos custos dos seguros. Abriram mais de 60 hotéis em 2023 e deverão ser inaugurados cerca de 100 até 2026. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta terça-feira.

Caos no SNS faz disparar custos dos seguros de saúde

A inflação e a frequência dos sinistros, em áreas como saúde e automóvel, fizeram subir os custos das seguradoras em 2023, que, por sua vez, acabaram por “engordar” a fatura que os clientes pagam todos os meses para ter estas proteções. Ao Jornal Económico, o presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), José Galamba de Oliveira, disse mesmo que no setor da saúde em específico, numa altura marcada por muitos constrangimentos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o aumento da frequência com que as pessoas recorreram aos seguros foi “brutal”.

Leia a notícia a completa em Jornal Económico (acesso livre).

Abri­ram mais de 60 hotéis em 2023 e há quase 100 na calha

No ano em que o setor do turismo bateu recordes ao nível das receitas, foram inau­gu­ra­dos cerca de 60 hotéis em Por­tu­gal e deverão nascer, pelo menos, mais 100 até 2026. Ao Jornal de Negócios, dados das três prin­ci­pais con­sul­to­ras imo­bi­li­á­rias indicam que grande parte das aberturas é com­posta por inves­ti­men­tos que esta­vam em car­teira antes da pan­de­mia. Com cres­ci­mento acima do espe­rado da ati­vi­dade turís­tica, mui­tos dos pro­je­tos em pipe­line ace­le­ra­ram e viram no ano pas­sado a luz do dia.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago).

Património pode afastar travão à cobrança de dívidas

Com a mudança das regras de cobrança de dívidas à Segurança Social, quem recebe o salá­rio mínimo não fica, neces­sa­ri­a­mente, ou em todos os casos, pro­te­gido pela nova garan­tia. Advogados consultados pelo Negócios explicam que se exige que o ren­di­mento em causa seja “infe­rior” ao salá­rio mínimo e que a aná­lise terá em conta outros ren­di­men­tos e patri­mó­nio que o bene­fi­ci­á­rio possa ter, o que pode incluir, além do salário, o dinheiro em con­tas ban­cá­rias, cer­ti­fi­ca­dos do tesouro, imó­veis que não sir­vam para habi­ta­ção prin­ci­pal, pen­sões, pen­sões de ali­men­tos, pres­ta­ções soci­ais ou apo­ios à habi­ta­ção.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago).

Mourinho Félix sem intenção de “voltar à política governativa nos próximos tempos”

Ricardo Mou­ri­nho Félix ter­mi­nou a 31 de dezem­bro de 2023 um man­dato de três anos enquanto vice-pre­si­dente do Banco Euro­peu de Inves­ti­mento (BEI), que se apre­senta como “a maior ins­ti­tui­ção financeira mul­ti­la­te­ral do mundo”. Questionado sobre se esta­ria envol­vido na reda­ção do pro­grama elei­to­ral do PS, o antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças garante que “não”, sublinhando não estar nos seus planos “regres­sar a fun­ções gover­na­ti­vas” no futuro próximo.

Leia a entrevista completa em Público (acesso pago).

Hospitais vão ceder casa a profissionais de saúde em zonas pressionadas

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano vai apresentar à tutela, até final de junho, uma estratégia para a disponibilização de habitação aos seus profissionais de saúde, reconvertendo património próprio ou através da construção de raiz de cerca de 20 apartamentos com recurso a fundos comunitários. Trata-se de uma medida para ajudar a fixar médicos e enfermeiros numa região marcada por pouca oferta habitacional e rendas muito elevadas.

Leia a notícia completa em Jornal de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Seguros de saúde, hotéis e dívidas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião