Hertz vai vender 1/3 da frota de elétricos e reinvestir em carros a gasolina nos EUA

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11 Janeiro 2024

Fraca procura e despesas elevadas de reparação dos veículos elétricos estão na base da decisão da empresa de aluguer de carros. Ações desvalorizaram cerca de 4% após anúncio.

A Hertz anunciou esta quinta-feira que vai vender 20 mil veículos elétricos da sua frota nos Estados Unidos e reinvestir em veículos com motor de combustão, avança a Bloomberg. A decisão da empresa norte-americana de aluguer de carros resulta da fraca procura e dos elevados custos de reparação dos automóveis alimentados a bateria.

A venda do equivalente a um terço da sua frota de carros elétricos nos EUA teve início em dezembro e continuará ao longo deste ano, segundo revelou a Hertz num documento, prevendo registar um encargo de cerca de 245 milhões de dólares relacionado com as despesas de depreciação da venda destes veículos, proposta no quarto trimestre de 2023.

Os custos elevados associados aos veículos elétricos persistiram. Os esforços para os reduzir revelaram-se mais difíceis“, afirmou o presidente executivo da empresa, Stephen Scherr.

Não obstante, Scherr prometeu ficar de olho na procura por veículos elétricos tanto nas concessionárias quanto nas suas próprias operações, para decidir se a empresa deve comprar mais veículos no futuro.

As ações da Hertz caíram 4,3%, para 8,95 dólares, na sequência do anúncio. No ano passado, a empresa norte-americana teve uma desvalorização em bolsa de 32%.

Em 2021, a Hertz anunciara planos para comprar 100 mil veículos da Tesla até ao final de 2022. Por isso, esta decisão evidencia a quebra da procura por carros elétricos nos EUA, sendo que, em 2023, o crescimento das vendas destes automóveis desacelerou drasticamente, aumentando apenas 1,3% no último trimestre do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hertz vai vender 1/3 da frota de elétricos e reinvestir em carros a gasolina nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião