Borges de Oliveira reforça participação na Greenvolt em 3% e supera fasquia dos 10%
A acionista 1 Thing Investments passa agora a deter mais de 10% da Greenvolt, após ter reforçado a respetiva participação em 3%.
A 1 Thing Investments, que já detinha 7,08% da Greenvolt, reforçou a respetiva participação para mais de 10%, após adquirir 3% do capital social da cotada, comunicou a empresa de energias renováveis em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A aquisição de 4.175.000 ações teve lugar a 12 de janeiro, pelo preço de 8,30 euros por ação. Estas representam 3% do capital social e direitos de voto da Greenvolt, lê-se na nota publicada na página do regulador dos mercados. Isto eleva a fatia que está nas mãos deste acionista de 7,08% para 10,08%.
Tendo em conta que o administrador da 1 Thing é Pedro Borges de Oliveira, também administrador da Greenvolt, a nota informa ainda que o empresário passa a controlar 11,78% do capital social e dos direitos de voto da Greenvolt, correspondente a 16.389.114 ações.
A operação foi feita através de um contrato de compra e venda de ações com a V-Ridium Holding. Na mesma ocasião, as partes acordaram dar à 1 Thing a opção para adquirir 2.365.875 ações adicionais, o equivalente a 1,7% do capital. Os polacos da V-Ridium vêm desta forma a sua participação passar de 9,59% para 6,59%.
Esta aquisição acontece depois de o fundo americano KKR ter lançado, no passado mês de dezembro, uma oferta pública de aquisição (OPA) geral voluntária sobre a Greenvolt, a qual está agora a seguir um ainda longo caminho. Ainda tem de passar no crivo das autoridades e governos em Portugal, Roménia, Irlanda, Reino Unido, Alemanha e, potencialmente, Bulgária.
Na altura do anúncio da OPA, o fundo americano disse ter chegado a um acordo com os sete acionistas de referência para a compra de 60% do capital da empresa de energias renováveis, oferecendo 8,30 euros por ação, o que corresponde a uma avaliação da Greenvolt de 1.155 milhões de euros.
Notícia atualizada às 19h29 do dia 12 de janeiro com mais informação
Notícia atualizada a 24-01 com correção sobre a participação da V-Ridium, que era de 9,59%, ao invés dos 8,05% inicialmente referidos na notícia
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Borges de Oliveira reforça participação na Greenvolt em 3% e supera fasquia dos 10%
{{ noCommentsLabel }}