Quem são os 17 economistas que Montenegro vai ouvir para preparar o programa eleitoral?
Economistas convidados pelo PSD para uma reunião de trabalho incluem antigos governantes como Maria Luís Albuquerque e Miguel Cadilhe.
Luís Montenegro, acompanhado de membros da coligação Aliança Democrática (AD), vai ter uma reunião de trabalho com um conjunto de 17 economistas, tendo em vista preparar o programa eleitoral, numa altura em que faltam cerca de dois meses para as eleições legislativas antecipadas de 10 de março. Na lista incluem-se figuras social-democratas, mas também economistas independentes.
Estes economistas “darão o seu aconselhamento e contributos para o Programa de Reformas e Cenário Macroeconómico que a AD apresentará às eleições legislativas de 2024″, segundo indicou fonte oficial do PSD ao ECO.
Entre os convidados encontram-se antigos governantes como os ex-ministros das Finanças Jorge Braga de Macedo, Manuela Ferreira Leite, Maria Luís Albuquerque e Miguel Cadilhe, bem como o ex-secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Fernando Alexandre. Há também ex-assessores económicos de Cavaco Silva como João Borges de Assunção e João César das Neves.
A lista de economistas contempla ainda professores da Universidade Católica Portuguesa como Isabel Horta Correia, Joana Silva, Leonor Modesto e Pedro Teles, bem como da Nova SBE, como Cátia Batista e João Duarte. Entre os nomes é de destacar ainda João Moreira Rato, antigo chairman dos CTT, e Ricardo Reis, professor na London School of Economics.
Nesta reunião, além do líder do PSD vão participar as “equipas políticas e técnicas da AD que preparam o Programa e Cenário Económico”, incluindo António Leitão Amaro, Joaquim Miranda Sarmento, Pedro Duarte e Pedro Reis. Do lado do CDS, a delegação é composta por Paulo Núncio, Bruno Bobone, Cecília Meireles, Leonardo Mathias e Ricardo Pinheiro Alves.
No encontro será discutido o programa económico do PSD, tendo em conta que as previsões para este ano são de crescimento, ainda que moderado. No Orçamento do Estado para 2024, a equipa de Fernando Medina estima um crescimento do PIB de 1,5% em 2024, mas previsões revistas pela Comissão Europeia apontam para 1,3% e o Banco de Portugal aponta para 1,2%, no boletim de dezembro.
Já a inflação deverá abrandar para os 2,9% este ano, numa altura em que ainda se vai sentir o aperto dos juros, como já alertou o governador do Banco de Portugal. Neste contexto, a taxa de poupança das famílias tem vindo a cair e é a mais baixa da Zona Euro. As empresas também têm sentido os efeitos dos juros e da subida de custos, sendo que as insolvências em Portugal têm vindo a subir.
Nas contas públicas, Medina deixou tudo encaminhado para dois saldos orçamentais positivos em 2023 e 2024 — ainda que o deste ano dependa das opções tomadas pelo Governo que emergir das eleições de 10 de março. Para a dívida, a trajetória de redução apontava já para que o rácio ficasse abaixo dos 100% do PIB este ano.
Luís Montenegro já fez algumas promessas eleitorais no discurso de encerramento do 41.º congresso do PSD, com destaque para as propostas de aumentos de pensões e a redução da taxa de IRS até ao oitavo escalão.
Veja a lista completa dos economistas convidados:
- Abel Mateus
- António Nogueira Leite
- Cátia Batista
- Fernando Alexandre
- Isabel Horta Correia
- Joana Silva
- João Borges de Assunção
- João César das Neves
- João Duarte
- João Moreira Rato
- Jorge Braga de Macedo
- Leonor Modesto
- Manuela Ferreira Leite
- Maria Luís Albuquerque
- Miguel Cadilhe
- Pedro Teles
- Ricardo Reis (LSE)
(Notícia atualizada às 10h20 com a versão final da lista de economistas)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quem são os 17 economistas que Montenegro vai ouvir para preparar o programa eleitoral?
{{ noCommentsLabel }}