Schäuble: “Centeno é o Ronaldo do Ecofin”

  • ECO
  • 24 Maio 2017

De acordo com o site Politico, depois da saída do PDE e do pedido para pagar antecipadamente ao FMI, o ministro das Finanças alemão considerou o seu homólogo português "o Ronaldo do Ecofin".

Wolfgang Schäuble apelidou Mário Centeno de “Ronaldo do Ecofin”, segundo adiantou ao Playbook (acesso gratuito / conteúdo em inglês), que é uma newsletter do site Politico, uma fonte portuguesa. Mais: os recentes progressos económicos em Portugal foram mesmo comparados à vitória no Festival da Eurovisão.

“Há 12 meses tudo era tão diferente. Portugal estava à beira de sanções económicas da União Europeia e o sucesso do seu novo Governo de coligação à esquerda estava longe de estar seguro. Hoje em dia já não se encontra em violação das regras orçamentais europeias e espera desembolsar antecipadamente os 10 mil milhões de euros ao FMI“, escreve Ryan Heath, autor da newsletter partilhada esta quarta-feira.

“O Playbook sabe que o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, apelidou na terça-feira Mário Centeno de ‘Ronaldo do Ecofin, o grupo dos ministros das Finanças. De acordo com a fonte portuguesa do Playbook, tais progressos são como vencer a Eurovisão na política”, frisa ainda.

As palavras de Schäuble citadas pelo Politico chegam um dia depois de a Comissão Europeia ter recomendado a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) — o mecanismo de vigilância reforçada, e que pode conduzir a sanções, para os países que não cumprem o limite do défice imposto pelas regras comunitárias.

(Notícia atualizada às 10h53)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Schäuble: “Centeno é o Ronaldo do Ecofin”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião