Confiança dos consumidores e clima económico continuam a subir em janeiro

A confiança dos consumidores e o clima económico continuam a dar sinais de recuperação, com estes dois indicadores a subirem em janeiro. Famílias e empresas esperam preços mais altos este ano.

A confiança dos consumidores continuou a subir em janeiro, pelo segundo mês consecutivo, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. Também o clima económico mantém uma tendência ascendente, aumentando pelo terceiro mês seguido.

O indicador de confiança dos Consumidores aumentou em dezembro e janeiro, após ter diminuído nos quatro meses anteriores“, adianta o gabinete de estatísticas. Em janeiro, a confiança dos consumidores foi de -23,9 conta os -26 registados em dezembro. Não obstante, e apesar da melhoria, está ainda abaixo do valor registado em agosto de 2023, quanto se situava nos -21,6.

Evolução da confiança dos consumidores:

À semelhança do que sucedeu em dezembro, este desempenho foi impulsionado pelo contributo “de todas as componentes” analisadas, que inclui as perspetivas sobre compras futuras ou a situação do agregado familiar. Neste âmbito, o gabinete de estatísticas realça que o saldo das opiniões sobre a evolução passada dos preços “aumentou em janeiro, após ter diminuído nos dois meses anteriores”.

Já as perspetivas relativas à evolução futura dos preços “aumentou significativamente” este mês, “retomando a trajetória ascendente iniciada em agosto”.

Clima económico aumenta pelo terceiro mês

Também o clima económico subiu em janeiro, pelo terceiro mês consecutivo, assinala o instituto. Segundo o INE, em janeiro o indicador de clima económico foi de 1,9, contra os 1,5 registados no mês anterior. É preciso recuar a abril para encontrar um valor tão elevado (estava em 2,3).

O gabinete de estatísticas realça ainda os indicadores de confiança aumentaram na indústria transformadora, na construção e obras públicas e nos serviços. Contudo, diminuiu no comércio.

Assim, no que respeita ao comércio, o indicador “diminuiu em janeiro, após ter aumentado entre outubro e dezembro, de forma mais expressiva no último mês”. A queda deveu-se ao “contributo negativo das opiniões sobre o volume de vendas e das apreciações sobre o volume de stocks“, detalha o INE.

Quanto ao saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda aumentou em janeiro pelo segundo mês seguido, ainda que “de forma mais moderada na construção e obras públicas”, que em novembro tinha tocado um “mínimo desde abril de 2021”.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos consumidores e clima económico continuam a subir em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião