PIB da Zona Euro cresceu 0,5% em 2023. Portugal tem maior subida em cadeia no quarto trimestre
Economia da Zona Euro e da União Europeia estagnou no último trimestre de 2023, face ao trimestre anterior. Portugal registou a maior subida trimestral, ao crescer 0,8%.
Tanto a economia da Zona Euro como da União Europeia (UE) cresceram 0,5% em 2023, revela a estimativa rápida publicada pelo Eurostat esta terça-feira. Já no quarto trimestre do ano passado, o PIB manteve-se estável em ambos os blocos, na comparação com o trimestre anterior. Portugal registou a maior subida em cadeia no final de 2023.
Depois de uma contração de 0,1% no terceiro trimestre, o PIB da Zona Euro e da UE teve uma variação nula em cadeia, no quarto trimestre de 2023. Em termos homólogos, a economia cresceu 0,1% na Zona Euro e 0,2% na UE.
“Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis relativos ao quarto trimestre de 2023, Portugal (+0,8%) registou o maior aumento face ao trimestre anterior, seguido por Espanha (+0,6%), Bélgica e Letónia (ambas +0,4%)”, indica o gabinete de estatísticas da UE. Já a Irlanda, Alemanha e Lituânia observaram contrações da economia no último trimestre de 2023.
Portugal também tem o melhor desempenho (entre os países disponíveis) em termos homólogos: cresceu 2,2% face ao mesmo período de 2022. Já o PIB de Espanha cresceu 2% e o da Bélgica 1,6%. Nesta métrica, as taxas de crescimento foram positivas para seis países e negativas para cinco.
É de salientar que os resultados para o bloco comunitário ainda podem mudar quando forem conhecidos os dados para mais países. As próximas estimativas do Eurostat para o PIB do quarto trimestre de 2023 serão divulgadas a 14 de fevereiro.
(Notícia atualizada às 10h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PIB da Zona Euro cresceu 0,5% em 2023. Portugal tem maior subida em cadeia no quarto trimestre
{{ noCommentsLabel }}