Deutsche Bank vai cortar 3.500 postos de trabalho, após quebra nos lucros

  • ECO
  • 1 Fevereiro 2024

Banco alemão anunciou esta quinta-feira que vai cortar 3.500 postos de trabalho, recomprar ações e pagar dividendos, depois de ter visto os lucros caírem em 2023.

Depois de ter visto os lucros afundar 30% no quarto trimestre de 2023, o Deutsche Bank anunciou esta quinta-feira que vai cortar 3.500 postos de trabalho, recomprar ações e pagar dividendos.

Os empregos afetados serão na área de back office, segundo a Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês). O banco alemão já tinha anunciado a intenção de reduzir o número de trabalhadores, mas esta é a primeira vez que avança com um número específico.

A decisão permitirá ao credor alemão um retorno na ordem de 1,6 mil milhões de euros e vai decorrer no primeiro semestre deste ano. Por outro lado, o Deutsche Bank subiu também as perspetivas de crescimento de receita.

Já de acordo com a AFP, para 2023, o grupo vai propor dividendos aos acionistas de 0,45 euros por ação, um aumento de 50% face a 2022.

No quarto trimestre de 2023, o banco alemão registou um lucro líquido atribuível aos acionistas de 1,26 mil milhões de euros, o que compara com os 1,803 mil milhões de euros registados no ano anterior. Ainda assim, segundo a Reuters, supera as expectativas dos analistas, que apontavam para lucros de cerca de 700 milhões de euros.

A quebra surge numa altura em que os custos de restruturação e de outras despesas extraordinárias superam os ganhos com as receitas. Já o lucro anual caiu para 4,21 mil milhões de euros, face aos 5,03 mil milhões de euros do ano anterior, também superando as expectativas dos analistas, que apontavam para 3,664 mil milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deutsche Bank vai cortar 3.500 postos de trabalho, após quebra nos lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião