Centeno antecipa que dívida pública vai ficar abaixo de 100% do PIB
No dia em que o Banco de Portugal divulga o peso da dívida, Mário Centeno anunciou que vai voltar, "muito provavelmente", abaixo da fasquia dos 100% do PIB.
“A dívida pública vai voltar, muito provavelmente, abaixo dos 100%“, anunciou o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, a poucas horas de o supervisor divulgar o indicador.
“Ficaremos a saber hoje que está abaixo dos 100%, o que não acontecia há muito tempo”, reforçou o governador esta quinta-feira na conferência Fórum Banca, organizada pelo Jornal Económico.
Para Mário Centeno, a evolução da dívida pública “não é um epifenómeno, não é uma situação que acontece por acaso”. “Resulta de um esforço que passa pelas famílias, empresas e, necessariamente, pelo Estado”, acrescentou. “É um caminho que temos de continuar a fazer”.
O antigo ministro das Finanças referiu que, do ponto de vista macroeconómico, Portugal realizou um caminho “muito pouco habitual” porque conseguiu “desalavancar, investir e crescer” ao mesmo tempo. “Não é um resultado muito habitual, foi o que Portugal fez na última década”, frisou.
O Banco de Portugal divulga pelas 11h00 a evolução da dívida pública no final do ano passado. No terceiro trimestre, a dívida pública baixou para 107,5% do PIB.
Na reta final do ano o Governo avançou com uma “operação secreta” para colocar o peso da dívida abaixo do patamar dos 100%, acelerando os pagamentos dos hospitais aos fornecedores e recomprando de dívida aos bancos. O bom desempenho da economia no quarto trimestre deu uma ajuda extra ao Executivo para conseguir este objetivo.
(Notícia atualizada às 9h47)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centeno antecipa que dívida pública vai ficar abaixo de 100% do PIB
{{ noCommentsLabel }}