Mediadora Descartes lança seguro paramétrico para ciberataques

  • ECO Seguros
  • 4 Fevereiro 2024

A empresa vai calcular as vulnerabilidades da empresa segurada e acordar o montante da cobertura previamente. A indeminização cobrirá perdas por cada dia de interrupção de atividade.

A Descartes Underwritting, uma agência de subscrição (MGA) especializada em produtos paramétricos e transferência de risco com base em dados, anunciou o lançamento de um seguro paramétrico para a cobertura de ciberataques, dá conta ARTEMIS.

Louis Bollaert, Diretor Comercial e de Marketing da Descartes, afirma que os clientes irão esperar cerca de três semanas, após o retorno das suas atividades, para receber a indemnização. Este intervalo de espera é inferior ao dos proporcionados pelos produtos de seguros tradicionais.

O produto foi criado para proteger os ativos críticos dos departamentos financeiro e de segurança dos sistemas de informação em caso de ciberataque, cobrindo as perdas relacionadas com o impacto direto do ataque nos sistemas de informação, bem como as perdas operacionais que podem ocorrer devido à interrupção da atividade. Este produto foi lançado em França e tem como público-alvo as pequenas e médias empresas, especialmente do setor de manufatura e retalho.

Importa salientar que os seguros paramétricos são uma cobertura personalizada de acordo com a intensidade de um evento e a perda calculada previamente, relacionada com o fluxo de receitas ou a estrutura de custos do cliente. Por isso, os especialistas da empresa vão calcular as vulnerabilidades da empresa a segurar e acordar com o cliente e corretor ou mediador o montante de indemnização por dia de atividade interrompido.

Assim, com base nos cálculos realizados antes do acidente, a indemnização pode ser paga com maior velocidade do que os modelos seguros tradicionais. “Este parâmetro predefinido, acordado num contrato muito simples, permite-nos intervir imediatamente após o ataque. Reduzindo assim drasticamente o seu impacto, sobretudo tendo em conta que podemos indemnizar os nossos clientes no prazo de 3 semanas após a retoma das atividades, quando os seguros tradicionais requerem vários meses antes de confirmarem os níveis de cobertura”, explicou Louis Bollaert, Diretor Comercial e de Marketing da Descartes.

A Descartes ambiciona captar 5% do mercado de seguros cibernéticos em França ao longo dos próximos 18 meses, até ao fim de 2024 pretende aumentar em 50% os seus prémios para exceder os 200 milhões de euros e quer alcançar os 500 milhões em prémios nos próximos anos.

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