App Kik lança moeda digital em pleno boom da bitcoin

  • Bloomberg
  • 28 Maio 2017

Aplicação de mensagens é a empresa mais recente, e possivelmente a mais bem estabelecida, a apostar numa nova forma de captar recursos: criar sua própria moeda digital.

A Kik, que tem sede em Waterloo, no Canadá, revelou os planos para realizar uma “oferta inicial de moedas” (ICO, na sigla em inglês), um processo pelo qual vende fichas que podem ser usadas para comprar serviços em sua plataforma. A ideia é que, à medida que mais e mais pessoas usem a aplicação Kik, o valor das fichas, chamadas “Kin”, aumente.

O interesse na oferta de moedas é elevado graças ao aumento de preço das bitcoins e de outras moedas virtuais. As ICOs dão a um amplo grupo de pessoas a oportunidade de investir numa empresa ou em qualquer outro projeto desde os primeiros passos. Embora desregulamentadas, estas moedas alternativas são populares e os investidores gastaram cerca de 330 milhões de dólares nestas fichas nos últimos 12 meses, segundo dados compilados pelo blog de moedas criptografadas The Control. No início do mês, a startup especializada em armazenamento em nuvem Storj conseguiu quase 30 milhões de dólares em cinco dias, através de uma ICO.

A Kik, que levantou cerca de 120 milhões de dólares em dinheiro real — com investidores como a Tencent Holdings –, pode servir para aumentar a legitimidade ao processo.

“A Kik será a maior base instalada de utilizadores de moedas criptografadas do mundo”, explica o CEO da empresa, Ted Livingston. “A Kin será a moeda criptografada mais usada do mundo desde o primeiro dia.

A decisão coincide com a revelação de que a Kik é usada regularmente por 15 milhões por mês. A diferença é grande em relação ao total de 300 milhões de utilizadores registados que a empresa divulgou mais ou menos na mesma época do ano passado.

A Kik é mais popular entre os adolescentes porque, ao contrário do Messenger ou do WhatsApp, ambos do Facebook, não é preciso ter um número de telefone para usá-lo. Mas tem sido difícil crescer nos últimos anos, porque os adolescentes passaram a ter smartphones mais cedo e os utilizadores trocam a app da Kik pelas do Facebook quando saem do liceu.

A Kik está a planear oferecer a Kin a cada utilizador: a nova moeda servirá para comprar jogos, realizar streaming de vídeos ao vivo e outros produtos digitais. O objetivo da empresa é atrair novas empresas que vendam na plataforma, criando um efeito bola de neve no qual a Kin se torna mais valiosa, o que aumentará a sua popularidade.

Nós vamos criar uma economia na qual milhões e milhões de consumidores em massa ganharão com uma moeda criptografada pela primeira vez na história”, disse Livingston. “E eles vão querer gastar nessa mesma moeda criptografada.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

App Kik lança moeda digital em pleno boom da bitcoin

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião