As escolhas de… Rita Albuquerque

Rita Albuquerque é sócia contratada da Abreu Advogados desde 2024, com experiência essencialmente nas áreas de Societário e Comercial. Estas são as suas escolhas.

Na edição de março da revista Advocatus, Rita Albuquerque, sócia contratada da Abreu Advogados desde 2024, com experiência essencialmente nas áreas de Societário e Comercial, partilhou as suas escolhas.

Estas são as suas escolhas!

O livro favorito

Dois clássicos que dão que pensar: 1984, de George Orwell; e A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera.

1984 não poderia estar mais atual: um alerta para a importância da verdade e para os riscos do controlo da informação, da propagação de “desinformação” e do poder sobre os nossos dados. Já a obra de Kundera conduz-nos para uma reflexão sobre a vida: a dicotomia leveza vs intensidade nas nossas escolhas e a consciência de que a vida não é um ensaio/rascunho, recordando-nos que vivemos cada momento uma única vez de forma irreversível.

O filme que nunca perde…

À Espera de um Milagre, um filme que desperta todas as emoções, talvez esteja no topo da lista. Mas haverá tantos outros. Por exemplo, um filme nada consensual de que gostei particularmente foi O Lobo de Wall Street: irreverente, criativo, divertido, com cenas icónicas.

Uma série de sempre…

Downton Abbey encheu-me as medidas. O enredo, o contexto histórico, o elenco, a complexidade e a evolução das personagens, os figurinos e guarda-roupa, a banda sonora… Tudo incrível.

A viagem de eleição…

Viajar é uma verdadeira paixão. Escolher uma viagem de eleição é, por isso, muito difícil. Mas vou eleger o Peru, pela sua história, cultura, pessoas, gastronomia, natureza, paisagens e cenários de tirar a respiração, com a aventura que tudo isso proporciona. É uma viagem no verdadeiro sentido da palavra!

16.º Machu Picchu, Peru

Uma memória…

Um assunto de trabalho que me marcou foi a primeira transação de M&A acima de 1bi que coordenei. Todas as operações têm a mesma importância, todos os clientes têm o mesmo valor e devem exigir de nós o mesmo nível de rigor e entrega. Este é, aliás, um compromisso que levo profundamente a sério. Mas quando a intensidade, os timings de resposta e o volume de solicitações estão com níveis de exigência que nos parecem quase sobre-humanos, as equipas aproximam-se, a partilha ultrapassa a esfera profissional e isso é marcante.

Na secretária nunca falta(m)…

Canetas coloridas. Gosto de me rodear por muita cor.

A primeira coisa que faz quando acorda…

Desejo “bom dia” aos que estiverem por perto e, depois, sigo direta para a máquina de café.

O primeiro despertador toca às…

Depende dos dias, mas em regra às 7h00 da manhã.

Para começar bem o dia nada melhor do que…

Um café duplo, forte e intenso.

A primeira coisa que faz quando chega a casa…

Abraço os meus.

Os tempos livres são para…

Viajar, passar tempo em família e entre amigos, ler e jogar padel. Não necessariamente por esta ordem…

Um lema de vida…

Always looking on the bright side. Procurar sempre o lado positivo em tudo!

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

As escolhas de… Rita Albuquerque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião