Procura por transportes públicos sobe 7% em janeiro

  • ECO
  • 15 Fevereiro 2024

Em janeiro, foram transportados 21,94 milhões passageiros pelo Metro de Lisboa, Porto e Transtejo/Soflusa, o que representa um aumento de 7% face aos 20,5 milhões registados no período homólogo.

No arranque deste ano, o número de passageiros transportados pelo Metro de Lisboa, Porto e Transtejo/Soflusa cresceu 7%, face a janeiro de 2023, para quase 22 milhões, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC).

Em janeiro, foram transportados 21,94 milhões passageiros pelo Metro de Lisboa, Porto e Transtejo/Soflusa, o que representa um aumento de 7% face aos 20,5 milhões registados no período homólogo. Já face ao pré-pandemia corresponde a uma subida de 9%, dado que em janeiro de 2019 tinham sido transportadas 20,14 milhões pessoas.

Por meio de transporte, o Metro do Porto transportou 6,82 milhões passageiros em janeiro, isto é, um aumento de 13% face aos 6,03 milhões passageiros transportados em igual período do ano passado. Já comparando com o valor pré-pandemia, trata-se de mais 1,57 milhões passageiros (30%).

Ao mesmo tempo, a Transtejo/Soflusa transportou 1,64 milhões passageiros no arranque deste ano, o que representa uma subida de 16% face aos 1,42 milhões registados no período homólogo. Tratam-se de mais 112 mil passageiros (7%), face ao mesmo período de 2019.

Quanto ao Metro de Lisboa, transportou 13,48 milhões de passageiros no primeiro mês deste ano, isto é, um aumento de 3% face aos 13,04 milhões registados em igual período de 2023. Já face a janeiro de 2019 são mais 118 mil passageiros (1%).

No mês passado, o Governo anunciou a aprovação de um novo programa para os transportes públicos, que irá destinar 410 milhões de euros de fundos públicos para os transportes, um valor que o próximo Executivo terá, pelo menos, que manter.

(Notícia corrigida às 8h48 de 16/2)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Procura por transportes públicos sobe 7% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião