Fim das portagens no Interior e Algarve custa 113 milhões, diz Miguel Cruz

  • ECO
  • 19 Fevereiro 2024

Tem existido muito interesse e não só de empresas espanholas no concurso para a primeira PPP prevista do troço Porto/Soure, diz Miguel Cruz. Concurso para a segunda PPP só será lançado no 2.º semestre

A eliminação das portagens nas antigas SCUT do Interior e Algarve terá um custo que ronda os 113 milhões de euros, revela em entrevista ao Jornal de Negócios (acesso pago) e Antena 1 (acesso livre) o presidente da Infraestruturas de Portugal, verba que terá depois de ser compensada de outra forma, nomeadamente através de um aumento de capita. Miguel Cruz diz que as obras na linha da Beira Alta e no Corredor Internacional Sul, vão ficar concluídas este ano e que o Ferrovia 2020 terminou o ano de 2023 com uma execução de 90% e que não foram perdidas verbas comunitárias.

“O Ferrovia 2020 fechou dezembro de 2023 um bocadinho abaixo dos 90%, mas é preciso não esquecer que já tínhamos tomado a decisão há algum tempo de tirar alguns projetos, por diferentes razões. Porque houve atrasos, mas também para uma maximização do aproveitamento de fundos comunitários, alguns investimentos entraram agora nos programas para 2030. Ao longo do tempo, fomos acrescentando alguns investimentos complementares no Ferrovia 2020, mas os investimentos que são mais visíveis têm previsão de serem concluídos em 2024. É o caso da linha da Beira Alta e do Corredor Internacional Sul. Este corredor está dividido em várias empreitadas e uma delas está um pouco mais atrasada e é aí que neste momento estamos concentrados”, diz Miguel Cruz.

O responsável revelou ainda que a nova estimativa do valor a pagar em expropriações pela construção da linha de alta velocidade não deverá ultrapassar os 250 milhões de euros. Em relação ao PRR, garantiu que estão a ser cumpridos todos os marcos e metas temporais e que todos os concursos lançados no PRR foram ganhos por empresas portuguesas. No total, a IP tem 463 milhões de euros para 27 projetos de rodovia e 49 milhões para obras ferroviárias.

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