Hoje nas notícias: Sogrape, professores e impostos

  • ECO
  • 22 Fevereiro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Sogrape voltou Às compras em Espanha desta vez para adquirir uma vinha de 20 hectares à Entre­ca­na­les Domecq e Hijos (EDH). Governo envia para universidades alterações ao decreto-lei sobre formação dos professores. E imposto sobre as bebidas açucaradas rende 165 mil euros por dia. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta quinta-feira.

Sogrape com­pra Viña Mayor no lado espa­nhol do Douro

A Sogrape adquiriu a Viña Mayor situada na Milla de Oro, a zona mais pres­ti­gi­ada da Deno­mi­na­ção de Ori­gem de Ribera del Duero. A pro­pri­e­dade comprada à Entre­ca­na­les Domecq e Hijos (EDH) tem 20 hec­ta­res de vinha e fatura anu­al­mente cerca de dez milhões de euros. A operação depois de o maior grupo por­tu­guês de vinhos ter comprado, em 2012, a Bode­gas LAN, na famosa região de Rioja, e, em 2018, a Bode­gas Aura em Rueda, uma das deno­mi­na­ções de ori­gem espa­nhola mais dinâ­mi­cas.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago)

Governo mexe na lei. Serão as universidades a colocar os professores em estágio

As negociações entre o Governo e os professores vão dar um passo atrás. Três meses depois da publicação do diploma relativo à formação dos professores, o Governo fez alterações à lei. Entre outras alterações, passa a estar escrito que serão as instituições de ensino superior responsáveis por colocar os estudantes nas escolas onde sejam criados núcleos de estágio. A alteração ao decreto-lei em causa foi enviada às instituições de ensino superior, no final da semana passada, para recolher o seu parecer.

Leia a notícia completa em Público (acesso condicionado)

Cofres do Estado têm quase todo o dinheiro necessário para 2024

Portugal tem quase satisfeitas metade das suas necessidades de financiamento previstas para 2024, que são equivalentes a 20,6 mil milhões de euros. Com cinco leilões realizados desde janeiro (três de Obrigações do Tesouro e dois de Bilhetes do Tesouro), os cofres do Estado já arrecadaram 10,4 mil milhões de euros. Ademais, e face a um um excedente orçamental que poderá atingir os oito mil milhões em 2023, o programa de endividamento poderá ser menos apertado.

Leia a notícia completa em Correio da Manhã (acesso pago)

Imposto sobre bebidas açucaradas rende 165 mil euros por dia

Nos últimos sete anos, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) arrecadou por via do imposto especial sobre bebidas açucaradas, mais de 432 milhões de euros. Em 2023, a receita rondou uma média diária de 165 mil euros, fechando em linha com o ano anterior, nos 60,2 milhões de euros. O resultado acontece mesmo depois de a carga fiscal ter sido aliviada, uma vez que a proporção de bebidas enquadradas no escalão mais elevado do imposto reduziu-se em 36%. O setor defende uma “descontinuação do imposto” dado já ter sido “esgotado o seu efeito útil”.

Leia a notícia completa em Jornal de Notícias (acesso pago).

Bancos europeus ‘caçam’ talentos em Portugal para os Conselhos de Administração

Pedro Castro e Almeida, Nuno Matos, António Domingues, António Horta Osório, Fernando Ulrich e Maria Luís Albuquerque são alguns dos nomes portugueses que estão nas administrações de bancos com sede ou filiais na Europa. O mais recente banqueiro português na board de um banco europeu é Eduardo Stock da Cunha, que foi eleito administrador não executivo do Barclays Europe, a sucursal do grupo britânico sediada na Irlanda e que trata do negócio do Barclays Group na União Europeia.

Leia a notícia completa em Jornal Económico (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Sogrape, professores e impostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião