Afinal, para que servem os estágios? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Estamos a viver mais, mas também a trabalhar durante mais tempo. Os portugueses trabalham em média 38,4 anos, valor que dá título ao podcast do ECO sobre o que está a moldar o mercado de trabalho.

Milhares de jovens saem das universidades portuguesas todos os anos e uma parte significativa acaba em estágios. Mas, afinal, os estágios têm ou não valor ou são uma forma de as empresas substituírem trabalhadores com baixos custos? Neste episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro”, Sara Ramos, diretora executiva do Garantia Jovem, junta-se a nós para debater esta questão, garantindo que o estágio pode ser uma experiência com valor para o jovem e para o empregador.

Ouça o episódio no leitor abaixo ou através deste link.

Sara Ramos explica-nos como funciona a Garantia Jovem – programa que tem sido desenvolvido no seio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para combater o desemprego jovem – e fala-nos sobre as condições de estágio que têm sido garantidas aos jovens portugueses.

Falamos ainda sobre o problema do desemprego jovem e como resolvê-lo. Sara Ramos entende que esse é um trabalho que deve ser feito do lado do trabalhador (melhorando as qualificações de alguns destes desempregados, por exemplo), mas também do lado dos empregadores, oferecendo salários ajustados às qualificações dos portugueses. “Precisamos também da responsabilidade dos empregadores”, sublinha.

O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.

Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?

Neste mês de março, vamos explorar essa questão do ponto dos estágios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afinal, para que servem os estágios? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião