Porto de Leixões relança concurso de 8 milhões para concentrar inspeções de cargas
Num investimento de 8,1 milhões de euros, APDL constrói novo centro inspetivo em Leixões.
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) relançou um concurso público de 8,1 milhões de euros para a construção de um novo centro inspetivo, onde irá recentrar as atividades inspetivas das cargas. O anúncio do concurso desta empreitada, que tem um prazo de execução de 540 dias, saiu esta segunda-feira em Diário da República.
A APDL já tinha lançado o concurso em abril de 2022, mas acabou por ser cancelado. Agora, o novo centro inspetivo do Porto de Leixões será construído na plataforma logística de Leixões, na zona de Guifões, com acesso direto à via de ligação interna ao Porto de Leixões. Este espaço vai reunir várias atividades inspetivas, designadamente da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-N) e da Autoridade Tributária (AT).
O novo centro inspetivo do Porto de Leixões vai permitir a redução do constrangimento na área de concessão do Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões, além de aumentar a produtividade e reduzir o tempo de espera dos camiões.
A administração portuária liderada por João Neves avançou à Lusa que existe a possibilidade de obter financiamento para esta empreitada no âmbito do Programa para Ação Climática e Sustentabilidade.
Entretanto, a APDL deverá, em abril deste ano, retomar as dragagens para a melhoria das acessibilidades marítimas ao porto de Viana do Castelo. Os trabalhos foram interrompidos em outubro de 2003 na sequência do agravamento das condições meteorológicas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Porto de Leixões relança concurso de 8 milhões para concentrar inspeções de cargas
{{ noCommentsLabel }}