Confiança dos investidores na Zona Euro sobe pelo quinto mês consecutivo. Recessão alemã atrasa recuperação
Confiança dos investidores na Zona Euro atingiu o nível mais elevado desde abril de 2023, mas os economistas alertam para a recessão "persistente" na Alemanha.
A confiança dos investidores na Zona Euro subiu, em março, pelo quinto mês consecutivo e atingindo o nível mais elevado desde abril de 2023, segundo os últimos dados do índice Sentix. Mas os economistas alertam para uma recessão “persistente” na Alemanha.
No entanto, este indicador do Sentix para a Zona Euro continua em território negativo, de acordo com a Reuters. Subiu, em março, para -10,5 pontos de -12,9 em fevereiro, ultrapassando as previsões de -11 pontos dos analistas ouvidos pela Reuters.
O estudo Sentix continua ainda a apontar para uma quebra de confiança na Alemanha, a maior economia da Zona Euro, considerando a política económica alemã como “travão para uma recuperação económica completa no coração da Europa. A recessão continua em vigor”, dizem os analistas do índice.
“Apesar de os dados apontarem na direção certa, não se pode falar de um clássico renascimento da primavera” para a Zona Euro, alertam os especialistas do Sentix.
Já o índice de expectativas para a Zona Euro subiu pelo sexto mês consecutivo para -2,3 pontos, face aos -5,5 de fevereiro atingindo o valor mais elevado desde Fevereiro de 2022.
Também o índice sobre a situação atual na Zona Euro subiu pelo quinto mês consecutivo, aumentando para -18,5 em março, face a -20 pontos no mês anterior.
O índice Sentix teve com base uma pesquisa com 1.267 investidores, realizada entre 29 de fevereiro e 2 de março.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Confiança dos investidores na Zona Euro sobe pelo quinto mês consecutivo. Recessão alemã atrasa recuperação
{{ noCommentsLabel }}