Gigante austríaca compra grupo de iluminação de Braga que fatura mais de 5 milhões
Américo Pedro Martins vende AM Experience à gigante austríaca MK Illumination. Conhecido pelas luzes de Natal e pelos musicais no gelo, emprega 50 pessoas e tem escritórios em Braga e no Porto.
Fundada em 2001 por Américo Pedro Martins, numa altura em que dividia o tempo entre as entregas da Telepizza e os truques de magia, enquanto estudava num seminário, a AM Experience acaba de ser comprada a 100% pela gigante austríaca MK Illumination, adiantou ao ECO fonte da empresa de Braga. Uma “decisão muito ponderada e emocionalmente difícil”, aponta o fundador.
O grupo minhoto é conhecido pelas iluminações de Natal para autarquias e centros comerciais, e nos últimos anos também pelos espetáculos de teatro musical no gelo. Era detido até agora por Américo Pedro Martins. Faturou cerca de 5,5 milhões de euros em 2023, com a divisão de Illumination & Arts a valer mais de metade do total. Tem escritórios em Braga e no Porto, e emprega atualmente perto de 50 pessoas.
Sem revelar o valor do acordo concluído nos últimos dias, a agora designada AM Experience by MK Illumination passa para as mãos da empresa sediada em Innsbruck. Reclama o estatuto de líder mundial no mercado da iluminação decorativa festiva e avança para esta aquisição com o objetivo de expandir a presença na Península Ibérica.
“Este é um momento decisivo que representa uma enorme oportunidade para o desenvolvimento e crescimento do AM Experience. Não só pela dimensão do novo acionista, mas também pelo acesso a uma rede internacional composta pelos melhores profissionais, pelas melhores práticas e por produtos altamente inovadores”, aponta o diretor-geral, Nuno Barbot.
Representa uma enorme oportunidade para o desenvolvimento e crescimento do grupo. Não só pela dimensão do novo acionista, mas também pelo acesso a uma rede internacional.
A multinacional austríaca tem 44 escritórios, opera em mais de 120 países e emprega 1.070 pessoas em todo o mundo. Criada em 1996 por Marie, Klaus e Thomas Mark, é ainda hoje gerida pelos proprietários (Klaus Mark assume a presidência executiva) e fechou o exercício relativo a 2023 com um volume de negócios de 165 milhões de euros.
Fechada a aquisição, o grupo português será gerido por um board liderado por Nuno Barbot (managing director), João Amaral (Head of Business e também das unidades de negócio Festive Lighting e Travelling Exhibitions); Bruno Galvão (AM Live); Inês Lopes (Dreams, Fun & Ice); Fernando Curval (logística e operações); Tiago Gonçalves (marketing) e Daniel Sousa (área administrativa e financeira).
Quatro divisões e 20% do negócio em Espanha
Com este negócio, além da criação de uma plataforma de experiências de iluminação festiva na Península Ibérica – em conjunto, a AM Experience e a MK Illumination geraram vendas de seis milhões de euros em Portugal e Espanha no ano passado -, o grupo austríaco aposta na diversificação do negócio.
É que, embora seja a principal atividade, o grupo bracarense não integra apenas a divisão AM Festive Lighting, que no último Natal executou um total de 75 projetos de iluminação festiva. Tem também a AM Live (espetáculos de teatro musical e performativos), a AM Dreams, Fun & Ice (experiências em pista de gelo e parques de diversão temáticos); e a AM Travelling Exhibitions (exposições itinerantes e outros conteúdos de entretenimento), que é a mais recente unidade de negócio e está ainda em fase de arranque.
Também a MK Illumination, além de produzir e vender produtos de iluminação, assim como soluções de iluminação decorativa festiva para cidades e municípios, centros comerciais ou clientes da área do lazer e turismo, opera há três anos os seus próprios parques de iluminação temporários (23) em vários países, sob a marca Lumagica.
Nos próximos anos, os novos donos apontam à “continuação do crescimento sustentado no mercado ibérico” e ao “desenvolvimento de negócios no Brasil e em África”. A operar em Espanha desde 2011, os projetos realizados pela empresa portuguesa do outro lado da fronteira representaram 20% do total da faturação, contabiliza ao ECO. No Brasil está projetada a realização de um espetáculo de teatro musical no gelo em São Paulo, até ao final de 2024.
A AM Experience opera em Espanha desde 2011. No ano passado, os projetos realizados no país vizinho valerem um quinto da faturação, que totalizou 5,5 milhões de euros.
“Em África não temos, de momento, qualquer projeto planeado, mas já desenvolvemos algumas experiências no passado, como por exemplo pistas de gelo (África do Sul) ou exposições (Angola). A escolha do Brasil e África prende-se com algumas parcerias que temos ali estabelecidas e que estamos a desenvolver”, detalha a empresa minhota.
Em Portugal, a AM Experience tem na lista de clientes várias autarquias e alguns dos maiores operadores imobiliários, como a Klépierre, Mundicenter, CBRE, Merlin Properties, Cushman & Wakefield, Savills Aguirre Newman ou Sonae Sierra. No portefólio tem o projeto Óbidos Vila Natal, os espetáculos no gelo que organiza junto ao MarShopping (Matosinhos), a estrela que há vários anos é a imagem de marca do Amoreiras (Lisboa) ou a “Árvore dos Abraços” criada para os Armazéns do Chiado, também na capital.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gigante austríaca compra grupo de iluminação de Braga que fatura mais de 5 milhões
{{ noCommentsLabel }}