Preço da eletricidade no mercado grossista cai para mínimo de dez anos
Esta oscilação não se reflete imediatamente nos tarifários a preço fixo, os mais comuns entre os clientes domésticos.
Este sábado, a eletricidade no mercado ibérico vai valer menos de um euro por megawatt-hora (MWh). Vai ser vendida, em média, a 59 cêntimos, o valor mais baixo dos últimos dez anos.
Este preço representa o valor a que os produtores vendem a eletricidade aos comercializadores, ou seja, o preço grossista. Um preço que, ainda em março de 2022, o ano forte da crise energética, batia recordes acima dos 500 euros por megawatt-hora.
Esta oscilação não se reflete imediatamente nos tarifários a preço fixo, os mais comuns entre os clientes domésticos. Pode, contudo, ditar um alívio nas contas da luz dos clientes domésticos que optaram por tarifários indexados, ou dos clientes industriais, cujos contratos da luz comummente são também indexados.
Caso a tendência de preços baixos no mercado grossista se mantenha, os comercializadores que oferecem tarifários a preços fixos podem, contudo, melhorar as suas ofertas.
O preço já não recuava a níveis tão baixos desde fevereiro de 2014. No dia 9 desse mês, o mercado ibérico Mibel marcou uma média diária de 48 cêntimos por MWh.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço da eletricidade no mercado grossista cai para mínimo de dez anos
{{ noCommentsLabel }}