Navio Felicity Ace: Armador pede indemnização à Porsche
A dona do navio alega que foi um veículo elétrico que provocou o incêndio que, além do navio, também fez perder milhares de veículos. A Porsche está a contestar a origem do acidente.
A japonesa Mitsui OSK Lines (MOL) está a pedir uma indemnização de 30 milhões de euros à Porsche pela perda do seu navio transportador de automóveis, Felicity Ace, devido a um incêndio a bordo, em 2022, enquanto estava à deriva próximo da Ilha do Faial, nos Açores, lê-se nos documentos do tribunal, avançados por um jornal do setor marítimo.
Em causa está uma ação judicial intentada pela japonesa num tribunal alemão onde alega que a bateria de um dos veículos elétricos da Porsche que transportava foi responsável pelo acidente e, além disso, a Porsche não indicou à empresa potenciais riscos do transporte destes veículos nem qualquer tipo de precaução que fosse necessária aplicar. Importa salientar que o navio transportava 3.965 veículos Porsche, Volkswagen, Audi, Bentley e Lamborghini da Alemanha para os EUA.
Por outro lado, a marca alemã está a contestar a localização e causa do incêndio. Além disso, a causa oficial do acidente não foi apurada. Importa referir que os 22 membros da tripulação foram evacuados em segurança do Felicity Ace.
Entretanto, o risco de incêndio em navios transportadores de veículos tem atraído atenção no setor de transporte marítimo. Ao mesmo tempo que a União internacional das Seguradoras Marítimas apelou a uma melhor compreensão das chamas dos veículos elétricos e de que forma podem ser controladas. A MOL já prepara medidas de mitigação do risco ao prever instalar câmaras de segurança alimentadas a inteligência artificial nos 10 novos navios transportadores de veículos a GNL (Gás Natural Liquefeito) que encomendou. Estas câmaras irão alertar os membros da tripulação em caso de suspeita de incêndio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Navio Felicity Ace: Armador pede indemnização à Porsche
{{ noCommentsLabel }}