Eurogrupo compromete-se aumentar o nível de investimento em Defesa
Os ministros das Finanças da zona euro estão empenhados "em intensificar os nossos esforços para melhorar a eficácia, a qualidade e a composição da despesa pública”.
O grupo informal dos países da zona euro (Eurogrupo) comprometeu-se esta segunda-feira a aumentar o nível de investimento em “prioridades comuns” como a Defesa, bem como a fazer “reformas estruturais ambiciosas” ao nível orçamental para reduzir os défices públicos.
“Continuaremos a prosseguir reformas estruturais ambiciosas e a preservar e, se for caso disso, aumentar o nível de investimento, nomeadamente em domínios de prioridade comum, como as transições ecológica e digital, bem como as capacidades de defesa, financiadas através de fontes nacionais e da UE, incluindo o Mecanismo de Recuperação e Resiliência”, indica o Eurogrupo numa nota.
Numa altura de tensões geopolíticas, mas também de fraca atividade económica que deverá melhorar em 2025, o grupo informal que junta os ministros da moeda única – incluindo o português, Fernando Medina – diz estar “empenhado em intensificar os nossos esforços para melhorar a eficácia, a qualidade e a composição da despesa pública”.
“Continuaremos a eliminar gradualmente as remanescentes medidas de apoio à energia o mais rapidamente possível em 2024 e a utilizar as poupanças correspondentes para reduzir os défices públicos”, adianta. Ao mesmo tempo, o Eurogrupo aponta as “múltiplas exigências orçamentais em paralelo com a necessidade de continuar a reconstituir as reservas orçamentais”.
“Estamos empenhados em assegurar a sua aplicação coerente e rápida ao longo do corrente ano. Os projetos de planos orçamentais e as orientações sobre a orientação orçamental continuam a ser importantes, uma vez que a estreita coordenação das políticas orçamentais dos Estados-membros contribui significativamente para a solidez e a coesão da área do euro”, refere ainda o fórum informal da moeda única.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Eurogrupo compromete-se aumentar o nível de investimento em Defesa
{{ noCommentsLabel }}