60 anos depois, fábrica da Fuso no Tramagal é o maior empregador da região

No ano que comemora 60 anos, a subsidiária portuguesa da Mitsubishi Fuso Truck construiu e entregou cerca de 12 mil camiões e “estabeleceu um novo recorde histórico de produção”.

Inauguração da fábrica em 1964

A unidade fabril do Tramagal foi fundada em 1964 através de uma joint venture entre a empresa familiar portuguesa Duarte Ferreira e o antigo fabricante francês de camiões Berliet. Hoje, soma quase 550 colaboradores e assumem-se como o “maior empregador da região” e o terceiro maior fabricante automóvel em Portugal.

No ano que comemora seis décadas, construiu e entregou cerca de 12 mil camiões e “superou o volume de produção pré-pandemia”, “estabelecendo um novo recorde histórico de produção”. Ao longo destas seis décadas de atividade, foram produzidas mais de 260 mil unidades no Tramagal – incluindo o Canter ligeiro da Fuso, que a fábrica começou a produzir em 1980. Hoje os veículos montados no Tramagal chegam a 32 mercados europeus.

Na unidade fabril, existem casos de trabalhadores que são a terceira e quarta geração da família na fábrica. É o caso de Paulo Simão, responsável pelo departamento de compras, que viu o pai e o avô trabalharem na fábrica, assim como o filho Miguel Simão que trabalha na área da manutenção industrial. “Assistimos a muitas mudanças ao longo do tempo, mas no final ainda estamos aqui a fabricar camiões”, afirmou Paulo Simões, citado em comunicado. O CEO da fábrica, Arne Barden, realça que a “paixão e o alto nível de qualificação dos nossos trabalhadores são surpreendentes”.

Paulo e Miguel, terceira e quarta geração da família Simão na fábrica do TramagalFuso

O ano passado, a fábrica da Fuso no Tramagal que produz a cada oito minutos um camião ligeiro, arrancou a produção em série de unidades exclusivamente elétricas, o modelo eCanter. Na primeira geração, o eCanter foi produzido, entre 2017 e 2022, em séries muito limitadas, da ordem das dezenas de unidades por ano, na fábrica do Tramagal. Na perspetiva do líder com esta aposta “impulsionaram a transformação – ao mesmo tempo, o conhecimento e herança passados guiar-nos-ão pelo futuro.”

E com o eCanter, impulsionamos a transformação – ao mesmo tempo, o nosso conhecimento e herança passados guiar-nos-ão pelo futuro.

Arne Barden

CEO da fábrica Fuso no Tramagal

Recuando na história, a atividade iniciou-se com a montagem de CKD (complete knocked down) para a Mitsubishi Fuso em 1980. Durante os anos seguintes produziu-se para o mercado português o camião ligeiro Fuso Canter, o camião médio Fuso, a pick-up Mitsubishi L 200, a van L 300 e o jipe Pajero.

Em 1990, a fábrica foi adquirida pela importadora portuguesa Mitsubishi Motors Portugal. Seis anos depois, a a Mitsubishi MotorsCorporation assumiu a fábrica e decidiu concentrar a produção no Fuso Canter. Tornou-se parte da Daimler AG em 2004, depois do grupo alemão adquirir a participação maioritária da Mitsubishi Fuso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

60 anos depois, fábrica da Fuso no Tramagal é o maior empregador da região

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião