Estafetas em protesto. Nova paralisação marcada para 22 de março
Atualização das tarifas é uma das reivindicações dos estafetas das plataformas digitais, que voltam ao protesto este mês. Nova paralisação está marcada para dia 22 de março.
Os estafetas das plataformas digitais, como a Uber e a Glovo, vão levar a cabo uma paralisação no dia 22 de março em protesto pelo “reajuste das tarifas“, que consideram “desfasadas” da realidade. Também no final de fevereiro houve uma paralisação deste género, que “foi um sucesso”, sublinha o porta-voz do movimento “Estafetas em luta”, em declarações ao ECO. Desta vez, será “ainda mais impactante“, promete.
“A paralisação acontecerá no dia 22 deste mês. O pedido é o reajuste de tarifas. As plataformas dizem que estão dispostas a negociar, mas não se movem“, sublinha Marcel Borges, que explica que o protesto está a ser organizado pelos “Estafetas em luta” (com 220 membros) e pelos “Estafetas Unidos (com cerca de mil membros).
À TSF, o porta-voz dos “Estafetas Unidos”, Hans Mello, detalhou que, entre as reivindicações dos estafetas, está o pagamento mínimo de três euros por entrega, mais 50 cêntimos por cada quilómetro percorrido em distâncias de dois a 4,9 quilómetros, e um euro extra para viagens com mais de cinco quilómetros.
Já o porta-voz dos “Estafetas em luta” adianta ao ECO também que, pelo menos, dois estafetas do Porto viram o acesso à Glovo bloqueado, após terem entrado “com processos em tribunal” pelo reconhecimento de um contrato de trabalho com a plataforma.
A propósito, conforme o ECO escreveu, chegou a estar agendada para o início de março a audiência que daria início a essas processos que estão a correr no Porto, mas foi adiada sem nova data. “Os juízes estão a acolher todos os embargos protelatórios por parte da Glovo. É isso que estamos a passar, infelizmente”, explicou Marcel Borges, em reação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estafetas em protesto. Nova paralisação marcada para 22 de março
{{ noCommentsLabel }}