Prestação média da casa regista primeira queda em três anos

Prestação média do empréstimo à habitação caiu em fevereiro pela primeira vez em três anos. Alívio foi marginal: mensalidade recuou um euro para se fixar nos 403 euros.

Fruto do alívio das taxas de juro nos últimos meses, nomeadamente das Euribor, a prestação média do empréstimo da casa registou em fevereiro a primeira queda em três anos, caindo para 403 euros, revela esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Tratou-se de um alívio marginal de apenas um euro face à prestação média registada no mês anterior. Ainda assim, é preciso recuar a fevereiro de 2021 para registarmos a anterior queda da mensalidade média paga ao banco, de acordo com o INE.

Do valor da prestação média, 248 euros (62%) correspondeu à parcela de juros, enquanto que há um ano representava apenas 41%. Ou seja, em termos médios, quando uma família pagou o crédito da casa ao banco no mês passado “apenas” abateu 155 (38%) ao capital em dívida.

Segundo o INE, o capital médio em dívida para a totalidade dos créditos à habitação aumentou 368 euros, para 65.158 euros.

No ano passado, a prestação média do crédito à habitação disparou 35% para os 362 euros, o valor mais elevado desde 2011, devido à escalada das Euribor — o indexante usado nos contratos de empréstimos em Portugal — à boleia das taxas do Banco Central Europeu (BCE).

Entre julho de 2022 e setembro de 2023, o BCE aumentou as taxas diretoras em 450 pontos base, uma trajetória de subida que foi interrompida nas últimas reuniões e já se perspetiva um desaperto da política monetária no verão.

Por conta destas expectativas, as Euribor têm vindo a cair nos últimos meses, levando a uma redução da prestação, como já tínhamos dado conta no início deste ano.

Juros do crédito da casa recuam

Fonte: INE

Os dados do INE mostram que as taxas implícitas no crédito da casa também começam a cair: para o conjunto dos contratos de empréstimo à habitação recuaram em fevereiro 1,6 pontos base para 4,641%, na primeira redução desde março de 2022.

Já nos contratos celebrados nos últimos três meses a taxa de juro cai há quatro meses, tendo passado de 4,315% em janeiro para 4,197% em fevereiro.

(Notícia atualizada às 11h28)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prestação média da casa regista primeira queda em três anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião