Câmara de Lisboa quer videovigilância em toda a cidade

  • ECO
  • 1 Junho 2017

A videovigilância foi instalada no Bairro Alto em 2014. As zonas do Cais do Sodré do Miradouro de Santa Catarina serão as próximas.

A Câmara Municipal de Lisboa quer instalar câmaras de videovigilância controladas pela PSP em toda a cidade. A autarquia já se reuniu com o Ministério da Administração Interna e com a PSP para analisar o alargamento desta medida — implementada desde 2014 no Bairro Alto — a toda a cidade.

A notícia é avançada, esta quinta-feira, pelo Diário de Notícias, que dá conta de que as zonas do Cais do Sodré e do Miradouro de Santa Catarina serão as principais candidatas à próxima fase de implementação deste projeto. Mas há já pedidos de outras zonas. É o caso da Avenida Almirante Reis, onde se pretende instalar videovigilância para combater o tráfico de droga. A Associação de Dinamização da Baixa Pombalina também já se reuniu com a CML e com a PSP para instalar o sistema de videovigilância na zona da Baixa.

Atualmente, estão instaladas 27 câmaras no Bairro Alto. Em declarações ao Diário de Notícias, a autarquia diz estar “bastante satisfeita com o feedback que recebeu da PSP” no que diz respeito a esta zona. A polícia confirma mesmo que os índices de criminalidade têm caído.

Assim, a Câmara de Lisboa já está a trabalhar no aumento da rede de videovigilância. “Queremos um cobertura total da cidade a médio/longo prazo”, diz o vereador com o pelouro da Segurança, Carlos Castro. “O terreno está a ser preparado, seguindo o modelo que existe noutras cidades da Europa”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Lisboa quer videovigilância em toda a cidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião