5 coisas que vão marcar o dia
Concretizada a troca de ciclo político, Luís Montenegro começa a formar Governo e Pedro Nuno Santos a traçar as linhas da oposição. Há resultados da Altri e um mapa do emprego em Lisboa para conhecer.
Depois da mudança de ciclo na política portuguesa, com a vitória da AD nas eleições e com o bloco maioritário a cair para a direita, começa agora a ser desenhado o futuro Executivo, com a escolha do elenco governativo e a política de alianças, e a estratégia do socialista Pedro Nuno Santos para liderar a oposição. Os resultados da Altri, o lançamento da Rede Capital Social e o mapa de emprego em Lisboa são outros dossiês a acompanhar.
Luís Montenegro começa a formar o novo Governo
A votação recorde dos portugueses emigrantes, cujos resultados provisórios foram divulgados esta quarta-feira ao final do dia, confirmou a vitória da Aliança Democrática (AD), coligação que junta PSD, CDS e PPM, nas eleições legislativas de 10 de março. Menos de duas semanas após a ida às urnas, e após ser indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Luís Montenegro, que esta manhã participa na Cimeira do Partido Popular Europeu (PPE), em Bruxelas, pode começar a formar o novo Governo.
PS analisa resultados e estratégia para a legislatura
Ainda na política, em destaque está a reunião da Comissão Política do Partido Socialista (PS), com início previsto para as 21h na sede do partido, no Largo do Rato (Lisboa) e que tem como principal ponto de agenda a “análise da situação política”, ao fim de oito anos no poder. Após ser recebido no Palácio de Belém, Pedro Nuno Santos disse estar disponível para viabilizar um Orçamento retificativo que permita aumentos salariais em certos grupos profissionais da Administração Pública, como professores e forças de segurança.
Como evoluíram os lucros da Altri em 2023?
No campo empresarial, o ano de 2023 provou ser desafiante para a indústria da pasta e do papel e os resultados globais do ano passado que a Altri irá divulgar esta quinta-feira deverão confirmar isso mesmo. A empresa liderada por José Soares de Pina reportou nos primeiros nove meses do último exercício uma quebra homóloga de 76% nos lucros, para 28,2 milhões de euros, notando que “uma menor procura leva invariavelmente a preços mais baixos, num contexto inflacionista que tem tido impacto nos players deste setor”.
Lançamento da Rede Capital Social
No dia em que a Associação das Empresas Familiares realiza o seu encontro anual e uma assembleia-geral em que Peter Villax passará o testemunho a José Germano de Sousa, será lançada no hotel Altis, em Lisboa, a Rede Capital Social. Tem como promotores José Salgado, Karen Frisch e Margarida Couto, e é apresentada como uma organização pioneira em Portugal com o objetivo de “gerar uma mudança sistémica no ecossistema da inovação social, conectando investidores e organizações sociais, através da Venture Philantrophy”.
Lisboa apresenta Mapa do Emprego da cidade
Quais as áreas profissionais que mostram ter mais empregabilidade em Lisboa? Que tendências se desenham atualmente no mercado de trabalho da capital? As competências profissionais estão atualizadas para esse desafio? Para fazer o retrato da oferta e da procura do mercado de trabalho na cidade e avaliar os percursos e tendências, a autarquia liderada por Carlos Moedas desenhou o Mapa do Emprego de Lisboa, em parceria com a Better Future. A apresentação do documento está agendada para esta manhã, a partir das 11h, na Biblioteca Nacional.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}