Estado espanhol compra 3% da Telefónica e 26 anos depois volta a ser acionista
Participação do Estado espanhol na operadora vai subir a 10%, travando uma posição dominante da Saudi Telecom Company (STC), empresa controlada pelo fundo soberano da Arábia Saudita.
Cerca de 26 anos depois, o Estado espanhol volta a ser acionista da Telefónica, avança o El Pais. Mas a participação social ainda vai subir, tendo em conta que, em dezembro de 2023, o Governo espanhol autorizou a Sociedade Estatal de Participações Industriais (Sepi), a holding que gere as participações do Estado espanhol, a comprar até 10% da Telefónica. Esta intenção já foi notificada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários espanhola.
Para já, a participação de 3% na operadora de telecomunicações traduz um investimento que ronda os 700 milhões de euros.
Com os 10% na Telefónica, o Estado espanhol passa a ser o principal acionista da operadora de telecomunicações, travando uma posição dominante da Saudi Telecom Company (STC), empresa controlada pelo fundo soberano da Arábia Saudita, que tinha comprado uma posição de 9,9%.
A Telefónica tem uma capitalização de mercado que ronda os 20 mil milhões de euros, pelo que a aquisição de 10% do capital da empresa deverá estar avaliada em dois mil milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estado espanhol compra 3% da Telefónica e 26 anos depois volta a ser acionista
{{ noCommentsLabel }}