Luz Saúde aprova contas de 2023 e dá mais uns passos rumo à bolsa
Acionistas do grupo de saúde liderado por Isabel Vaz aprovaram contas de 2023 e a não distribuição de dividendos porque tem em curso um “ambicioso projeto de expansão”.
A assembleia geral de acionistas da Luz Saúde aprovou as contas relativas a 2023, que fecharam com lucros de 31 milhões de euros, com o grupo de saúde a dar mais uns passos rumo ao muito aguardado regresso à bolsa de Lisboa.
Todos os pontos da ordem de trabalhos da assembleia geral marcada para esta quinta-feira foram aprovados, de acordo com as informações recolhidas pelo ECO. A Luz Saúde não quis fazer comentários.
Isto inclui, além do exercício do ano passado, uma proposta de alteração da política de remunerações, que prevê um “bónus de IPO” de 4,2 milhões de euros para a comissão executiva liderada por Isabel Vaz caso o regresso à bolsa seja bem-sucedido, e ainda a adoção do Código de Governo das Sociedades do Instituto Português de Corporate Governance, que estabelece boas práticas de gestão das empresas cotadas.
A Luz Saúde é detida em 99,85% pela Fidelidade, sendo que a seguradora é controlada pela Fosun (85%) e pela Caixa Geral de Depósitos (15%).
A Fidelidade tem vindo a preparar o IPO da Luz Saúde ao longo do último ano, estando em cima da mesa a venda de uma posição minoritária no grupo de saúde com a expectativa de obter uma avaliação de mais de mil milhões de euros.
“Ambicioso plano de expansão” trava dividendo
A Luz Saúde registou uma subida de 16% dos lucros no ano passado, para 31 milhões de euros. Apesar de haver resultado disponível para distribuir pelos acionistas, o conselho de administração entendeu não pagar dividendos tendo em conta que o grupo tem “em curso um ambicioso projeto de expansão”.
Desse modo, o grupo poderá “afetar os fundos disponíveis à concretização da estratégia projetada”, justificou a administração da Luz Saúde.
Já os trabalhadores e administradores executivos irão receber parte dos lucros, num montante total de 668,5 mil euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Luz Saúde aprova contas de 2023 e dá mais uns passos rumo à bolsa
{{ noCommentsLabel }}