Luz Saúde dá bónus de quatro milhões à gestão se IPO for bem-sucedido

Luz Saúde vai pagar um bónus de 4,12 milhões de euros em dinheiro e ações à comissão executiva se for bem-sucedido no regresso à bolsa de Lisboa.

A Luz Saúde vai pagar um bónus de até 4,12 milhões de euros aos membros da comissão executiva liderada por Isabel Vaz se for bem-sucedida a oferta pública inicial (IPO) que deverá acontecer ainda este ano, e que marcará o regresso do grupo de saúde à bolsa de Lisboa.

Com o designado “bónus de IPO”, a Luz Saúde pretende “motivar e reter” os membros da comissão executiva “pela sua contribuição para o processo de IPO” e “incentivar o seu alinhamento com o interesse dos acionistas, estando o pagamento ligado à permanência” na empresa, de acordo com a proposta apresentada pela comissão de remunerações, que será votada na assembleia geral de acionistas marcada para 4 de abril.

O prémio, cujo montante a pagar será definido com base no cumprimento de “determinadas métricas relacionadas com o IPO”, poderá ser alargado a outros membros do conselho de administração e ainda a outros colaboradores, refere a mesma proposta.

Metade do “bónus de IPO” será pago em dinheiro no prazo de 15 dias após a Luz Saúde começar a negociar na bolsa, que se prevê que ocorra ainda na primeira metade deste ano. Outra metade será paga em ações do grupo, tendo como preço de referência o preço do IPO e ao longo de três anos: 1/3 das ações ao fim de cada ano.

Quem violar o código de conduta interno ou outro regulamento interno poderá ver o seu “bónus de IPO” reduzido ou mesmo retirado.

A Luz Saúde vai mudar a sua política de remunerações com vista ao regresso em bolsa, tendo em conta que a atual se encontrará desajustada em relação às atuais normas do Código de Valores Mobiliários. Para proceder a esta revisão a comissão de remunerações recorreu à ajuda da consultora WTW.

Luz Saúde adota regras de governação do mercado

Outra das propostas que será votada na assembleia geral (e que também está relacionada com o IPO) visa a adoção do Código de Governo das Sociedades do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG).

O código do IPCG entrou em vigor em 2018 e estabelece as regras de boas práticas de gestão das empresas cotadas numa lógica de autorregulação, depois de ter substituído o código da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Esta proposta está condicionada à admissão das ações do grupo na bolsa de Lisboa.

No final do ano passado, quando aprovou os planos do IPO, que prevê um aumento de capital e uma oferta de ações a um grupo de investidores institucionais portugueses e estrangeiros, a Luz Saúde reforçou a sua administração com mais mulheres e trocou de auditor para cumprir as regras do mercado de capitais.

Lucros de 31 milhões antes do IPO

A Luz Saúde é detida em 99,85% pela Fidelidade, sendo que a seguradora é controlada pela Fosun (85%) e pela Caixa Geral de Depósitos (15%).

A seguradora tem vindo a preparar o IPO da Luz Saúde ao longo do último ano. Quer vender uma posição minoritária, devendo alienar entre 30% a 45% do capital, com a expectativa de obter uma avaliação de mais de mil milhões de euros para o grupo que tem 28 unidades hospitalares e clínicas e perto de 14 mil funcionários em Portugal.

Nestes moldes, perspetiva-se o maior IPO em dez anos com o regresso da Luz Saúde à bolsa, de onde havia saído em 2018.

A Luz Saúde fechou o ano passado com lucros de 31,3 milhões de euros, o que representa uma subida de 16,4% em comparação com o resultado obtido em 2022. Faturou 666,9 milhões de euros, mais 11,3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luz Saúde dá bónus de quatro milhões à gestão se IPO for bem-sucedido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião