Como descarbonizar o retalho e manter a competitividade do setor

  • Capital Verde
  • 15 Abril 2024

A 17 de abril, acontece o primeiro de quatro think tanks dedicados à inovação energética e competitividade setorial. O retalho é o primeiro setor em análise. ECO é Media Partner.

Fruto de uma iniciativa conjunta da Helexia Portugal com a Deloitte, a PLMJ e o ECO como media partner, os quatro Think Tanks têm por objetivo discutir como a inovação energética pode contribuir para a competitividade nos setores do Retalho, Turismo, Agroindústria e Indústria Cerâmica.

O primeiro realiza-se já no dia 17 de abril, no auditório da PLMJ, na Av. Fontes Pereira de Melo, 43, em Lisboa, e é dedicado ao retalho.

O retalho é um setor que tem uma presença significativa e diária nas nossas vidas, desde compras básicas de alimentos até aquisições de bens duráveis. É um setor que tem impacto direto nas nossas escolhas como consumidores e desempenha um papel importante e crescente na promoção do consumo responsável e sustentável.

Este setor também tem um peso significativo nas emissões de carbono e nas alterações climáticas devido às suas operações logísticas, cadeia de valor, consumo de energia e gestão de resíduos. Mas o retalho não se limita apenas às compras em lojas físicas. Com o crescimento do comércio eletrónico e das plataformas online, há toda uma infraestrutura digital que inclui servidores e centros de dados, que consomem grandes quantidades de energia. Além, claro, da logística envolvida.

O setor do retalho tem o potencial de impulsionar a inovação e liderar iniciativas de descarbonização. Desde a adoção de tecnologias limpas na sua operação, investimentos em energias renováveis, desenvolvimento de cadeias de valor mais sustentáveis e influência na sensibilização dos consumidores, na promoção de mudanças positivas em direção a práticas mais sustentáveis e responsáveis.

Este think tank terá por base um case study, elaborado em conjunto pela Helexia Portugal, Deloitte e PLMJ, a que pode ter acesso neste link.

A descarbonização das lojas e da cadeia de abastecimento, o recurso ao autoconsumo de energia, a economia circular e o papel da inteligência artificial serão alguns dos temas em debate.

Oradores:

Filipe Melo Sampaio, Partner Deloitte
João Marques Mendes, Partner da PLMJ
João Lavos, Head of Positive Impact na Leroy Merlin
Luis Pinho – Country Director Helexia Portugal

Moderador: André Veríssimo, subdiretor do ECO

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como descarbonizar o retalho e manter a competitividade do setor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião