Inflação acelerou para 2,3% em março, confirma INE
A taxa de inflação homóloga acelerou de 2,1% em fevereiro para 2,3% em março, confirmou o INE. Classe do vestuário e calçado aumentou 26,1%, face ao mês anterior, à boleia da nova coleção.
A taxa de inflação homóloga em Portugal acelerou de 2,1% em fevereiro para 2,3% em março, confirmou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se de um aumento de 0,2 pontos percentuais face à registada no mês anterior e iguala o nível de janeiro de 2024.
Desconstruindo os indicadores que compõem o índice de preços no consumidor (IPC), o índice relativo aos produtos energéticos acelerou na variação homóloga de 4,3% em fevereiro para 4,8% em março, enquanto o índice relativo aos produtores alimentares não transformados diminuiu para -0,5%, contra 0,8% no mês anterior, “parcialmente em consequência do efeito de base associado ao aumento de preços registado em março de 2023 (variação mensal de 1,5%)”, nota o gabinete de estatísticas.
Já por classes de despesa, e para explicar a aceleração da taxa de inflação homóloga, o INE destaca as “contribuições positivas” dos Transportes, dos Restaurantes e hotéis e da Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis. “Em sentido contrário, destacam-se as contribuições negativas dos Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (classe 5) e do Vestuário e calçado (classe 3), lê-se.
Na comparação em cadeia, a variação do IPC foi nula face ao registado em fevereiro e compara com os 1,3% registados em março do ano passado. “A variação média dos último doze meses diminuiu para 2,9% (3,3% em fevereiro”, acrescenta o INE. Neste âmbito, o gabinete também destaca a classe do vestuário e calçado, que registou um aumento de 26,1%, face a fevereiro, “refletindo a habitual entrada da nova coleção de vestuário e calçado”
No que toca ao indicador de inflação subjacente, que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos, acelerou para 2,5% em março, o que representa um aumento de 0,4 pontos percentuais face a fevereiro.
Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), que permite a comparação entre países europeus, acelerou para 2,6% em março, face ao período homólogo, isto é, um “valor superior em 0,3 p.p. ao registado no mês anterior e superior em 0,2 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em fevereiro, a taxa em Portugal tinha sido inferior à da área do Euro em 0,3 p.p.)”, remata o INE.
(Notícia atualizada pela última vez às 11h43)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação acelerou para 2,3% em março, confirma INE
{{ noCommentsLabel }}