Parlamento Europeu aprova certificação para remoção de carbono
O novo quadro estabelece critérios para certificar as remoções de carbono geradas na Europa, além de criar um processo para monitorizar, relatar e verificar a autenticidade das mesmas.
O Parlamento Europeu aprovou, esta quarta-feira, o Quadro de Certificação da União para Remoção de Carbono (CRCF, na sigla em inglês), um diploma do qual a eurodeputada portuguesa Lídia Pereira foi relatora.
Este quadro surge no âmbito do compromisso da União Europeia de atingir a neutralidade climática até 2050. “Este quadro voluntário estabelece critérios rigorosos para certificar as remoções de carbono geradas na Europa, abrangendo soluções naturais e tecnológicas”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.
O objetivo do diploma é impulsionar tecnologias inovadoras de remoção de carbono e soluções sustentáveis de agricultura de carbono, ao mesmo tempo que se combate o greenwashing. Além de definir critérios para identificar remoções de carbono “de alta qualidade”, o CRCF estabelece um processo para monitorizar, relatar e verificar a autenticidade dessas remoções.
Entre as diversas formas de remover e armazenar carbono, abrangidas por este quadro de certificação, estão a agricultura de baixo carbono, a captura e armazenamento de carbono, e a redução das emissões de gases de efeito estufa.
“O CRCF representa um passo fundamental na jornada da UE rumo à neutralidade climática e reforça o compromisso do bloco em liderar os esforços globais de combate às mudanças climáticas. Esta aprovação destaca o papel proativo da UE na promoção da sustentabilidade ambiental e na adoção de medidas concretas para proteger o nosso planeta para as gerações futuras”, defende a eurodeputada portuguesa, citada no comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parlamento Europeu aprova certificação para remoção de carbono
{{ noCommentsLabel }}