EDP vai pagar dividendo de 0,195 euros a 8 de maio
Dividendo de 0,195 euros por ação corresponde a um payout ratio de 63%, e representa a primeira subida da remuneração aos acionistas desde 2017.
Os acionistas da EDP aprovaram quarta-feira, em assembleia-geral, o pagamento de um dividendo bruto de 0,195 euros por ação relativo a 2023, tal como o ECO avançou. Em comunicado ao mercado, a empresa revela ainda que o pagamento será feito a 8 de maio.
“Informa-se que a assembleia-geral anual da EDP, realizada a 10 de abril, aprovou a proposta do conselho de administração executivo de aplicação de resultados relativos ao exercício de 2023, tendo determinado a distribuição de um dividendo bruto de 0,195 euros por cada ação”, lê-se na nota publicada na CMVM. “Os dividendos estarão a pagamento a partir do dia 8 de maio de 2024”, acrescenta a mesma nota.
Mas, como os dividendos das empresas estão sujeitos a tributação em sede de IRS e IRC, este valor bruto de 0,195 euros na verdade representa 0,14 euros líquidos para as pessoas singulares, depois de aplicada a taxa de 28%, e de 0,146 euros por ação no caso das empresas, após a tributação de 25%.
O dividendo de 0,195 euros por ação corresponde a um payout ratio de 63%, e representa a primeira subida da remuneração aos acionistas desde 2017. Até agora, a elétrica distribuiu sempre um dividendo bruto com o mesmo valor: 0,19 euros.
Na assembleia-geral os acionistas aprovaram todos os pontos na agenda, incluindo a composição do novo conselho geral e de supervisão liderado por António Lobo Xavier, a recondução de Miguel Stilwell de Andrade como CEO, tal como o ECO avançou.
Esta manhã a EDP segue a valorizar 1,21%, sendo a segunda cotada com melhor desempenho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP vai pagar dividendo de 0,195 euros a 8 de maio
{{ noCommentsLabel }}