A grande feira tecnológica da indústria alimentar chega a Bilbao com um impacto económico de 19 milhões de euros

  • Servimedia
  • 15 Abril 2024

A organização simultânea da Food 4 Future 2024 e da Pick&Pack for Food Industry reunirá mais de 8.000 profissionais do setor alimentar no BEC, que virão em busca do seu parceiro tecnológico.

A semana tecnológica da indústria alimentar arranca em Bilbau com o Food 4 Future – Expo Foodtech 2024 e o Pick&Pack for Food Industry, os grandes eventos de inovação do setor que se realizam em simultâneo de terça-feira, 16 de abril, a quinta-feira, 18 de abril, no Centro de Exposições.

Mais de 8.000 profissionais estarão reunidos na Food 4 Future – Expo Foodtech 2024 e Pick&Pack for Food Industry, com um impacto económico de mais de 19 milhões de euros para a cidade. Um impacto que será plenamente sentido na capital da Biscaia, que a partir de hoje já registou uma taxa de ocupação hoteleira de 86% para os dias do evento, e que a coloca no mapa mundial dos eventos tecnológicos dedicados ao setor da alimentação e bebidas.

Especialistas internacionais do setor e representantes da administração local, nacional e europeia partilharão os últimos desenvolvimentos em matéria de regulamentação, segurança, novos ingredientes, soluções e tendências tecnológicas no domínio dos alimentos e bebidas. Da mesma forma, no Food 4 Future 2024, o Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Luis Planas, abrirá o European FoodTech Nations Summit, um fórum onde mais de 40 representantes internacionais apresentarão os principais ecossistemas de inovação na indústria alimentar. Entre eles estará uma grande delegação de empresários do setor de foodtech e bebidas do Reino Unido, o país convidado do Food 4 Future 2024, bem como do Japão, Holanda e Alemanha.

A Cimeira Mundial Food 4 Future reunirá também mais de 450 líderes de empresas de renome como a Danone, Campofrío, Lotus, Anguilas Aguinaga, General Mills, Mahou San Miguel, Pascual, Nestlé, Pepsico, Estrella Galicia, Coca-Cola Europacific Partners Iberia, Sanygram, Eroski, Alcampo e Waitrose, que revelarão as tendências atuais do setor e partilharão estratégias para que as empresas se adaptem à atual situação socioeconómica.

Ao mesmo tempo, os profissionais presentes no Food 4 Future também poderão descobrir, entre mais de 280 empresas expositoras, as propostas que surgiram recentemente em matéria de robótica e automatização, sustentabilidade e maquinaria de processamento e embalagem para os diferentes segmentos do setor, bem como em matéria de segurança e ciência alimentar. AgroBank, AZTI, Basque Culinary Center, Blendhub, Chemometric Brain, Christeyns, Basque Food Cluster, CNTA, Eurecat, IFR, Siemens, Tecnalia ou Ulma são algumas das marcas que se reunirão na cimeira.

Sergio Fabregat, diretor da Food 4 Future, sublinha que “com a nossa quarta edição, estamos a traçar o caminho para a indústria alimentar num momento turbulento marcado pela mudança de hábitos dos consumidores, pela crise climática e pelo aumento da concorrência no mercado. Por isso, este ano, mais do que nunca, é imprescindível assistir ao evento para que os empresários do setor saibam como incorporar com êxito as tecnologias nas suas fábricas, com o objetivo de serem mais eficientes e competitivos, e para conhecerem os últimos conceitos com o objetivo de se diferenciarem do resto dos atores atuais”. Fabregat acrescenta que “tudo isto será feito em conjunto com o Pick&Pack for Food Industry, que fará de Bilbau o epicentro da semana foodtech”.

Outro fórum importante que terá lugar durante o evento é o FoodTech Startup Forum, o palco onde se reunirão as start-ups tecnológicas mais avançadas que propõem soluções para a indústria alimentar. Mais de 200 start-ups selecionadas de todo o mundo terão a oportunidade de apresentar os seus projetos a mais de 40 fundos de investimento internacionais, clusters tecnológicos mundiais e executivos do setor alimentar. O Food 4 Future será assim o ponto de encontro de todos os intervenientes do setor e a corrente de inovação aberta, baseada na colaboração, será promovida com o objetivo de provocar a disrupção a todos os níveis.

LOGÍSTICA E EMBALAGEM

O Pick&Pack for Food Industry, o único evento em Espanha especializado em soluções de embalagem e logística para a indústria alimentar e de bebidas, terá lugar em simultâneo com o Food 4 Future. De 16 a 18 de abril no BEC, o evento mostrará as últimas novidades em sistemas de processamento, contentores e embalagens, robótica logística, transporte, rastreabilidade e rastreabilidade, cadeia de abastecimento, rotulagem e codificação, sistemas de embalagem e novos materiais para embalagens; bem como tecnologias como Inteligência Artificial, blockchain, IIoT ou Data Analytics, entre outras.

Por sua vez, mais de 180 especialistas de empresas como Carrefour, Delicass, Areas, Electrolux, Diageo e Biofresh participarão do Congresso Nacional de Embalagem 4.0 e da Cimeira Europeia de Logística 2024, os fóruns especializados em embalagem e distribuição, onde abordarão os desafios da embalagem para torná-la mais circular e inteligente, e da intralogística e logística com o objetivo de tornar uma cadeia de abastecimento mais descarbonizada e ágil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A grande feira tecnológica da indústria alimentar chega a Bilbao com um impacto económico de 19 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião